quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mundial de Atletismo para atletas com Síndrome de Down decorre na Terceira de 15 a 21 de maio


O 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo para Atletas com Síndrome de Down terá lugar de 15 a 21 de maio e vai trazer à Terceira 17 delegações compostas por 167 atletas da África do Sul, Brasil, Camarões, Costa Rica, Estónia, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Itália, Macau, México, Nigéria, República Dominicana, Turquemenistão, Turquia e Venezuela, para além da delegação de Portugal.



A Secretária Regional da Educação e Formação assinou esta manhã o protocolo de colaboração entre o Governo dos Açores e a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), com vista à realização na Terceira, deste evento mundial de desporto.


Na sua intervenção após a assinatura do protocolo, Cláudia Cardoso salientou que “o potencial do desporto como fenómeno de inclusão é inequívoco”, sendo conhecido de todos “o caminho percorrido pelo Governo dos Açores em matéria de inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais quer ao nível da educação, quer ao nível do desporto”.


Os Açores, disse a Secretária Regional, tem “feito uma caminhada inédita ao nível do desporto adaptado, que têm sabido potenciar e dar-lhe uma substância muito significativa. É por isso também, que temos exemplos como o da atleta Maria João Silva, do Centro de Atividades Ocupacionais da Ilha do Pico, que foi uma atleta que no ano passado granjeou o título de campeã mundial”.


A governante salientou por isso a “grande honra” que é “celebrarmos este acordo que vai permitir que entre 15 a 21 de maio se realize na nossa região, particularmente na ilha Terceira, um evento desta importância, com este estatuto e com esta estrutura”.


Cláudia Cardoso deixou ainda uma palavra de incentivo aos dirigentes, para que “continuem a trabalhar para podermos ter um desporto de excelência como temos tido na região. É de facto um dos setores da área governativa que mais se destaca, do ponto de vista dos resultados e da sua progressão, quer ao nível dos atletas federados, quer ao nível da formação, tem tido um crescimento muito significativo que nos orgulha e que permite que o Governo dos Açores possa ombrear com outras regiões”.


O protocolo hoje assinado entre o Governo dos Açores e a ANDDI estabelece que à Secretaria Regional da Educação e Formação, através da sua Direção Regional do Desporto, compete assumir a responsabilidade da organização no que respeita à logística e à disponibilização das instalações desportivas e seu apetrechamento, enquanto a ANDDI -Portugal assegurará a organização, coordenação e supervisão da gestão técnica e desportiva da competição.


Assim, será da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação e Formação através da sua Direção regional do Desporto, a disponibilização de estadia e alimentação dos participantes, transporte, dos participantes dos hotéis para os locais de competição, a disponibilização à ANDDI-Portugal das instalações desportivas e materiais necessários ao desenvolvimento das Provas, a assistência médica nas provas e ainda o p Programa social e cultural.


Á ANDDI caberá a obtenção do reconhecimento oficial pelos organismos internacionais de tutela da prova, bem como o controlo e acreditação dos participantes, a organização da direção técnica e desportiva do evento, nomeadamente direção técnica de provas, coordenação da arbitragem, cerimónias protocolares de entrega de troféus e secretariado desportivo, bem como a disponibilização ao comité de organização local de toda a informação necessária para o bom desenvolvimento dos trabalhos de organização, nomeadamente o número de comitivas e atletas participantes.



GaCS

Sem comentários: