domingo, 3 de junho de 2012
Açores presentes na Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico da CRPM
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, participou, em representação do Presidente do Governo, na Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas ( CRPM ) que decorreu, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, em Santander, na Espanha.
Esta Assembleia teve como pontos principais de agenda a eleição do novo Presidente da Comissão e a aprovação de uma moção política relativa à Estratégia do Atlântico. Na ocasião, o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, referiu que “a posição política da Comissão Arco Atlântico inclui pontos de sintonia e grande interesse para os Açores, como as temáticas ligadas à economia e à indústrias marinhas, ao clima e ao ambiente, à pesquisa e à inovação, bem como à atratividade dos territórios atlânticos”
“No entanto, no que diz respeito às prioridades de implementação futura da Estratégia do Atlântico, os Açores têm uma posição crítica em relação à possibilidade de mobilização de fundos tendentes a financiar atividades em zonas terrestres e relacionados com os transportes ferroviários, já que, na nossa perspetiva, a Estratégia deverá estar orientada para uma verdadeira inovação que seja inspiradora de uma nova liderança na Europa e que se baseie na componente realmente aquática do Oceano Atlântico. Para os transportes e acessibilidades terrestres, apesar da enorme importância que reconhecemos ao tema, há outros caminhos” – referiu.
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar defendeu ainda que “que o financiamento futuro de ações ligadas à Estratégia do Atlântico não deverá ter por base exclusiva a população das regiões, mas ter também em conta a dimensão marítima e as responsabilidades políticas dos territórios, para ser coerente com os objetivos de inovação inerente à Estratégia do Atlântico. Nos Açores, por exemplo, com 240 mil habitantes, somos uma Região Autónoma e temos uma área de 1 milhão de quilómetros quadrados apenas na Zona Económica Exclusiva, uma área equivalente a ¼ de todo o território terrestre da Europa.”
Nesta reunião, o Presidente da Região da Baixa Normandia, Laurent Beauvais, entregou a liderança do Arco Atlântico ao Presidente da Região da Cantábria, Ignacio Diego. A Comissão Arco Atlântico é um grupo inserido na Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa e reúne 21 regiões marítimas da margem ocidental do continente Europeu. Fazem parte do Arco Atlântico regiões de França, Espanha, Portugal, Reino Unido e Irlanda. Os Açores, sendo membros da Comissão das Ilhas da CRPM, foram convidados como observadores para esta reunião da Comissão Arco Atlântico, em particular, por causa da sua dinâmica de atuação no que à Estratégia do Atlântico diz respeito.
“No cômputo geral, a participação dos Açores nesta reunião foi muito positiva porque se obteve uma maior noção das preocupações e motivações destas 21 regiões e, ao mesmo tempo, foi dada a oportunidade de enfatizar os pontos de acordo e limar as diferenças de opinião relativamente aos diversos assuntos” afirmou ainda Frederico Cardigos.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário