sábado, 2 de junho de 2012

Diretora das Comunidades: Congresso sobre o Espírito Santo foi muito positivo


A Diretora Regional das Comunidades considerou esta tarde, em Angra do Heroísmo, que o V Congresso sobre as Festas do Espírito Santo, que hoje terminou, na ilha Terceira, foi “muito positivo”.

O encontro, promovido pelo Governo dos Açores, reuniu cerca de uma centena de estudiosos deste tema, oriundos de várias ilhas, do continente português, do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá.

A qualidade das 33 preleções apresentadas nos trabalhos foi um aspecto que Graça Castanho relevou, bem como a “grande representatividade” que foi possível assegurar de “muitas das nossas comunidades, com muitos trabalhos de investigação, muitos testemunhos e com vivências práticas que enriquecem todos”.

Por outro lado, a Diretora Regional sublinhou o facto de os participantes e organizações da sociedade civil se terem proposto a recandidatar as festas do Espírito Santo a Património Imaterial da Humanidade, tendo sido avançados novos argumentos que justificam essa classificação.

Graça Castanho manifestou a sua convicção de que este culto e as formas que assume tem todas as condições para merecer o reconhecimento de património da humanidade, por ser uma manifestação nascida “em pequenas ilhas e que hoje está enraizada nas quatro partidas do mundo”.

No encerramento dos trabalhos, foi escolhido o Canadá como país que vai acolher o VI Congresso, a realizar dentro de dois anos, opção que a Diretora Regional considerou muito boa, por existir naquele país uma comunidade açoriana “muito vasta e interventiva”.

Os congressistas participam amanhã numa coroação na freguesia de São Brás, assistem à distribuição do bodo e almoçam na tradicional função do Espírito Santo.


Anexos:
2012.06.02-DRC-EspíritoSantoEncerramento.mp3



GaCS

Sem comentários: