terça-feira, 5 de junho de 2012
Açores vão ter operação turística com a Áustria e reforçar promoção em diversos mercados
Uma nova operação com a Áustria, aproveitando as ligações diretas da SATA entre Munique e os Açores, o reforço da promoção ao destino Açores no mercado alemão, aproveitando as ligações diretas existentes, assim como o reforço de algumas iniciativas para o mercado nacional são algumas das medidas anunciadas esta tarde pela Secretária Regional da Economia, Luisa Schanderl, no âmbito da estratégia de captação de turistas para o arquipélago.
A governante, que participou num almoço com diversos elementos do clube Skal, uma associação que tem como objetivo debater o setor do turismo, referiu que o Governo dos Açores, em conjunto com os seus parceiros, nomeadamente a Associação do Turismo dos Açores e a SATA, de forma “potenciar todas as oportunidades que permitam reforçar o número de dormidas na região, e também para atenuar os efeitos provocados pela falência do operador Hispânia, que comercializava o destino Açores na Finlândia”.
Luisa Schanderl recordou que esta operação “tinha atualmente cerca de mil reservas confirmadas e uma expectativa de que, durante toda a operação, fosse atingido o número de cerca de 70 mil dormidas”. “A falência da Hispânia não é responsabilidade da Região pelo que neste momento estamos não só a desenvolver estratégias que permitam atenuar os efeitos dessa falência, ainda durante este ano, mas também a trabalhar com diversos operadores de forma a recuperar a nossa presença no mercado nórdico em 2013”, revelou.
Segundo a Secretária Regional da Economia, o setor do turismo tem vindo a registar, desde o início do ano, “uma descida ao nível das dormidas nacionais, cerca de menos 13 por cento, e uma subida nos internacionais, que ronda os 10 por cento”. Por isso, disse, “sabemos que não será fácil conseguir substituir na totalidade este número de dormidas, mas também sabemos que temos vindo a registar crescimentos muito interessantes em mercados como a Alemanha, a Holanda, Itália e Espanha, entre outros, o que no dá a expectativa de conseguir de alguma forma minimizar esta previsão de descida nas dormidas internacionais”.
A Secretária Regional da Economia anunciou ainda “estar já a ser introduzido um reforço na nova ligação a Bruxelas, com a Jet Air, tendo sido também transmitidas orientações ao Grupo SATA para que proceda à criação de tarifas ainda mais competitivas nas ligações com Frankfurt e Munique”.
Outras medidas já desenvolvidas prendem-se com a concretização de uma maior disponibilidade e competitividade nos mercado dos USA e do Canadá, mercados esses que ainda este ano serão objeto de uma nova campanha promocional em termos, aliás, que estavam já planeados e que não têm qualquer relação com as consequências da falência da Hispânia”.
A nível nacional, “além das campanhas de media que temos realizado, está atualmente em curso uma ação promocional junto das famílias que pretende conseguir reduzir alguns dos custos normalmente associados a estas deslocações, reduzindo, por exemplo, as despesas de transporte e de alojamento das crianças”. “Esta campanha foi apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa e está já em execução”, revelou
Noutro âmbito, “o Governo dos Açores está também a trabalhar ao nível do mercado nacional de forma a captar a realização de eventos para a Região, quer ao nível de provas desportivas quer sociais assim como um esforço acrescido na captação de grupos ligados ao Golfe e que está também a ser trabalhado em conjunto pela SATA e pela Verdegolfe”.
Por fim, a Secretária Regional da Economia alertou para o facto dos Açores “não se encontrarem em condições para fazer uma promoção em apenas três ou quatro mercados já que essa concentração não é positiva, por exemplo, para atenuar os efeitos da sazonalidade que ainda se verifica no nosso destino”. “Só a diversificação nos dá sustentabilidade”, concluiu.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário