segunda-feira, 11 de junho de 2012
Centros de Ciência reforçam divulgação científica nos Açores
Mais de 60 mil pessoas visitaram, em 2011, os seis Centros de Ciência dos Açores. Esta adesão aos Observatórios de divulgação da cultura científica traduz, na opinião do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que estes espaços estão a tornar-se em polos de atração turística e podem contribuir para o desenvolvimento do turismo científicos nos Açores.
José Contente, que falava na sessão de abertura da reunião geral da Rede dos Centros de Ciência, sublinhou que “precisamos de melhorar cada vez mais a cultura científica regional para termos cidadãos mais esclarecidos e informados, potenciando o crescimento da sociedade do conhecimento”.
Segundo o governante, o papel dos Observatórios é importante no alcance deste fim, afirmando que esta rede regional incrementa na população aptidões e conhecimento científico, estimula capacidades técnicas e científicas nos visitantes – especialmente na comunidade escolar – que poderão contribuir, no futuro, para melhorar a economia fundada no conhecimento.
“Queremos uma sociedade mais formada e informada e por isso esta política de investimentos nas áreas da ciência e tecnologia são para manter e todos os dias procuramos novas ideias para reforçarmos a sociedade do conhecimento”, afirmou o governante, a propósito, acrescentando ainda que a estratégia do Governo Regional passa por criar as condições para que um novo pilar de desenvolvimento se desenvolva nos Açores e eleve ainda mais o nome da Região fora do arquipélago.
O Governo Regional investe, anualmente, cerca de um milhão de euros nos Centros de Ciência, um investimento em atividades de promoção e divulgação da cultura científica, e que tem atraído milhares de visitantes.
José Contente elogiou as sinergias que os diferentes Centros de Ciência estabelecem entre si, funcionando verdadeiramente em rede em prol do público, e congratulou-se pelo trabalho, empenhamento e dedicação de toda a equipa que todos os dias promove a ciência.
Recorde-se que nos Açores existem seis Centros de Ciência: o Observatório Astronómico de Santana (OASA), na Ribeira Grande; o Expolab, na Lagoa; o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), na Lagoa; o Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), nas Furnas; o Observatório do Ambiente dos Açores (OAA), em Angra do Heroísmo; e o Observatório do Mar dos Açores (OMA), na Horta.
Anexos:
2012.06.11-SRCTE-ReuniãoCentrosCiência.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário