sexta-feira, 8 de junho de 2012
Governo dos Açores lança projeto pioneiro na área da valorização das competências em contexto Não Formal
Foi apresentado hoje, na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, o “Passe Jovem – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências em Contexto Não Formal”, um projeto desenvolvido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.
O “Passe Jovem” é um projeto pioneiro a nível nacional e é um instrumento de validação e de reconhecimento de competências-chave, através do qual, a Direção Regional da Juventude reconhece aprendizagens não formais, resultantes de experiências educativas, no âmbito de um programa ou projeto, como por exemplo, o Voluntariado.
De acordo com o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, o Passe Jovem“ é um projeto pioneiro a nível nacional, uma vez que, comparativamente às outras realidades existentes no país, o processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) não está associado apenas ao Programa Juventude em Ação”.
Nos Açores, segundo explicou, o Reconhecimento e Validação de Competências aplica-se, no momento, ao programa do Governo -“Voluntariado Jovem”, mas a intenção “é alargar esse processo a todos os programas da Direção Regional da Juventude”, revelou o Diretor.
Para além de ser um certificado de participação, o Passe Jovem é uma ferramenta que reflete e regista experiências e competências, sendo um documento que resulta de um espaço de diálogo, em que a autoavaliação é enriquecida por um feedback (avaliação).
Para o Diretor Regional da Juventude, “o Passe Jovem surge com um complemento a uma série de projetos, programa e de intervenções que o Governo dos Açores tem vindo a proporcionar ao longo dos últimos anos”.
Na apresentação o Bruno Pacheco explicou que este reconhecimento de competências tem como objetivos principais a estruturação de três eixos de intervenção: ao nível do Desenvolvimento Pessoal, da Empregabilidade e da Cidadania Ativa.
O Passe Jovem é uma forma de conferir maior visibilidade às competências adquiridas e desenvolvidas pelos jovens, através da sua participação num projeto onde é feita, também, uma explicação das atividades desenvolvidas pelos jovens, para que possam ser conhecidas e compreendidas por pessoas externas ao projeto.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)







Sem comentários:
Enviar um comentário