sábado, 9 de junho de 2012

Governo reconhece dinamismo da Vila das Lajes, na ilha Terceira


O Vice-presidente do Governo dos Açores reconheceu, na noite desta sexta-feira, o dinamismo que a Vila das Lajes, na ilha Terceira, vem demonstrando em vários sectores do desenvolvimento local.

Sérgio Ávila, que falava, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, na sessão solene comemorativa do 10º aniversário daquela localidade do concelho da Praia da Vitória, acrescentou que essa pujança se deve aos lajenses em geral e, de modo particular, aos seus órgãos autárquicos, com destaque para o presidente da Junta de Freguesia, Elmano Nunes.

Aludindo a uma expressão do orador convidado, Avelino Meneses, que dissera antes que o autarca recebera uma freguesia, quando tomou posse, e que quando terminar o mandato vai entregar uma vila, o Vice-presidente sublinhou que a diferença não está, apenas, “na mudança de nome da localidade”, que “recebeu com determinadas características, fruto do trabalho empenhado de muitas pessoas ao longo dos anos”.

A diferença, salientou, está no facto de, desde que Elmano Nunes lidera a autarquia, as Lajes mudaram, “não só de nome”, mas “mudaram muito em termos de infraestruturas, de qualidade de vida, em termos de dinâmica, no seu desenvolvimento social, cultural, recreativo, desportivo e económico”.

Por isso, disse ainda Sérgio Ávila, “o sonho” acalentado de elevar as Lajes a vila, “brilhantemente defendido na Assembleia pelo então deputado Francisco Oliveira”, revelou-se “justo”, apesar de haver pessoas que na altura “podiam duvidar” dessa aspiração.

Na sessão solene comemorativa do 10º aniversário de elevação das Lajes a vila houve ainda espaço para homenagear um emigrante lajense que tem trabalhado, nos Estados Unidos, em diversas atividades de apoio e promoção de eventos relacionados com a localidade onde nasceu, bem como ao pároco que há 11 anos está colocado naquela vila e que completa este ano 25 anos de sacerdócio.

Do programa, para além de uma conferência de Avelino Meneses, ex-reitor da Universidade dos Açores e natural das Lajes, constou ainda o lançamento do livro Ilha Terceira – Trabalho e Diversão, da autoria de Francisco Oliveira.


Anexos:
2012.06.08-VP-AniversárioVilaLajes.mp3

GaCS

Sem comentários: