sexta-feira, 15 de junho de 2012
Governo promove formação em intervenção psicossocial em situações de catástrofe, crise e emergência
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), numa parceria com a Escola Superior de Saúde de Portalegre, está a promover três cursos de Intervenção Psicossocial em Situações de Catástrofe, Crise e Emergência, nas ilhas Terceira, Faial e S. Miguel.
Partindo dos pressupostos que acontecimentos - como acidentes, desastres naturais, guerras ou ataques terroristas - têm realçado a importância e a necessidade da presença da Saúde Mental no que diz respeito à intervenção em situações de crise e emergência; e que após a vivência de uma situação de crise os mecanismos normais de adaptação e de resolução de problemas, normalmente, não têm êxito, resultando num desequilíbrio psicológico gerador de sentimentos como a ansiedade ou o medo, bem como a diminuição do funcionamento adaptativo, “a crise psicológica”, a tutela considera de primordial importância a intervenção Psicológica na Crise, contemplando todas as suas valências e técnicas de índole Psicossocial.
Neste sentido, foram promovidos estes cursos, com a duração de 15 horas, que pretendem que os formandos adquiram competências que lhes permitam reconhecer os diferentes acontecimentos passíveis de causar trauma, reconheçam os principais sinais e sintomas de stresse traumático, bem como as diferentes técnicas de estabilização emocional utilizadas em situações de crise e emergência.
De entre os vários conteúdos a abordar destacamos as “Reações Psicológicas em Situações de Emergência”, “Psicologia Convencional vs. Intervenção Psicossocial em Crise e Emergência”, “Intervenção Psicossocial na Crise e Emergência”, e “Apoio a Familiares: reconhecimento de cadáveres, luto”, incluindo alguns exercícios práticos.
Nesta primeira fase, o curso de Intervenção Psicossocial em Situações de Catástrofe, a realizar no âmbito do Projeto PLESCAMAC, destina-se a operacionais do SRPCBA e a entidades parceiras convidadas, nomeadamente as Secretarias Regionais da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, Corpos de Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Forças Militares, Câmaras Municipais, Escuteiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Universidade dos Açores e aos parceiros da Madeira e das Canárias, entre outros.
A terceira edição do curso decorrerá na próxima segunda-feira, no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, cuja sessão de abertura, às 09h30, será presidida pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário