sexta-feira, 15 de junho de 2012
Segurança Social mais próxima dos cidadãos
A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), vai estabelecer um protocolo com a RIAC – Rede Integrada de Apoio ao Cidadão.
Melhorar o serviço prestado localmente aos utentes e promover uma gestão mais racional dos recursos existentes são dois dos objetivos que se pretende cumprir com esta parceria.
Nos termos do acordo, nas freguesias onde existam simultaneamente Pontos de Atendimento ao Cidadão da RIAC e polos de atendimento da Segurança Social será efetuada uma transferência dos segundos para os primeiros. Os funcionários da RIAC passarão, assim, a assegurar a prestação de serviços na área da segurança social.
As melhorias verificadas nos serviços da Segurança Social, como a atualização do sistema informático e a introdução do pagamento eletrónico das contribuições e prestações, fizeram com que a deslocação dos utentes aos polos de atendimento deixasse de ser uma necessidade, facto que se traduziu numa diminuição significativa de tarefas em determinadas estações de trabalho.
Entende, assim, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, e após interesse manifestado por parte da RIAC, que o presente protocolo permitirá uma reorganização dos serviços de atendimento, numa perspectiva de racionalização de recursos; uma maior eficácia de resposta, em termos de horários e de processos e procedimentos; e uma diminuição de custos. Desta forma, está, o Governo dos Açores, a contribuir para a sustentabilidade do sistema.
Das 44 localidades em que há simultaneamente balcões da Segurança Social e da RIAC prevê-se, nos termos do acordo, a transferência de 22 polos de atendimento.
GaCS
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