A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou hoje, em Ponta Delgada, a Associação Alzheimer Açores e o centro de dia desta instituição, com capacidade de resposta para 12 utentes.Apesar de ter um quadro técnico altamente especializado, esta associação funciona num espaço exíguo. Tendo em conta esta situação, o executivo açoriano pretende ampliar a capacidade de resposta do centro de dia com vista a “acolher um maior número de utentes e dar melhor qualidade de vida a estas famílias”, bem como dar resposta à lista de espera existente.
Neste contexto, a governante regional lembrou que “os cuidadores têm de ter um tempo de descanso”, acrescentando que o facto de existir uma unidade de internamento vai-lhes permitir “pontualmente deixar os seus familiares ao cuidado desta instituição”.
“A área da demência é uma área muito difícil e os centros de dia são uma resposta muito boa para aquelas pessoas que ainda têm alguma autonomia”, destacou a Secretária Regional.
Ana Paula Marques congratulou também o trabalho desenvolvido por esta associação, que conta com cerca de 200 associados.
“São as associações mais pequenas e com menos recursos que mais inovam e que mais esforços fazem para terem meios para a sua atividade”, sublinhou a Secretária Regional, elogiando ainda os voluntários que se dedicam a esta causa.
Segundo Ana Paula Marques, o executivo açoriano, em parceria com a Associação Alzheimer Açores, já está a diligenciar esforços no sentido de contratualizar 20 camas para o alojamento de pessoas com Alzheimer.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário