segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exposição "Histórias que vêm do mar" abre sexta-feira na BPARPD


A Direção Regional da Cultura através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura, no próximo dia 13 de julho pelas 18h30, a exposição "Histórias que vêm do mar". Esta exposição, organizada pelo Centro de História de Além Mar (CHAM), pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) e pelo Museu da Horta, é produzida no âmbito do estudo dos vestígios arqueológicos subaquáticos recuperados durante os trabalhos arqueológicos de minimização do projeto de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade da Horta.

Desde a sua descoberta que os Açores estão na rota do comércio e comunicações transatlânticas no Atlântico Norte. A importância histórica da região neste domínio é conhecida. Como consequência desta atividade, ao longo do tempo, muitos navios encontraram o seu fim nas costas de todas as ilhas.

O estudo arqueológico do espólio subaquático é fundamental para atestar a importância dos Açores nesta matéria. Recentemente, a recuperação e estudo deste património tem estado nas preocupações das entidades regionais, fazendo-se no quadro de projetos de investigação ou durante a minimização do impacto de obras no litoral. O acompanhamento arqueológico de novas construções, nomeadamente em portos, é hoje uma necessidade reconhecida e enquadrada legalmente.

Na sequência dos trabalhos a decorrer no porto da Horta, a equipa do Centro de História de Além-Mar (CHAM) resgatou e está a estudar um espólio arqueológico muito relevante, destacando-se a carga de navio do primeiro quartel do século XVIII.

A presente exposição, com um perfil didático e formativo, quer chamar a atenção de todos para este tipo de património. Em simultâneo, pretende deixar marcadas as diferenças entre a arqueologia subaquática e a caça ao tesouro, destacando e enquadrando as metodologias usadas pela investigação científica.

Para mais a exposição apresenta ainda alguns objetos emblemáticos recolhidos durante os trabalhos, bem como se associa a uma mostra documental e bibliográfica de divulgação de fundos pertencentes à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada/Direção Regional da Cultura.

A exposição estará patente no piso 0 (zero) de 13 de julho a 10 de novembro de 2012 no normal horário de funcionamento da BPARPD.

GaCS

Sem comentários: