Com o ano letivo a terminar, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) encerrou o seu programa escolar 2011/2012 em grande, numa atividade realizada no dia 14 de junho na Escola Básica 1,2,3/ JI das Furnas.
As turmas do 5º, 7º e 8º ano participaram numa manhã animada em que mais de 50 alunos e professores puderam descobrir a Floresta Laurissilva num jogo didático divertido, onde identificaram diversas espécies de plantas endémicas e nativas presentes na floresta nativa dos Açores, como o cedro-do-mato, a ginja-do-mato, o louro, o azevinho, a uva-da-serra, o patalugo, a urze e o folhado, entre outras. Tiveram oportunidade, igualmente, de conhecer melhor as aves dos Açores, aprendendo desta forma os seus nomes, características principais e algumas curiosidades. Os alunos foram convidados a desenhar as aves que mais gostaram, entre elas o milhafre/queimado, o priolo, a estrelinha, o tentilhão, a vinagreira/santo antoninho e a alvéola/lavandeira.
Estas atividades resultam do esforço conjunto das escolas da ilha de São Miguel e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e têm como objetivo aumentar o nível de conhecimento dos mais jovens sobre os valores naturais dos Açores. Muitas das atividades foram realizadas com o apoio do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, que promove a recuperação de áreas naturais de floresta e turfeira de elevada importância nos concelhos do Nordeste e Povoação.
No total foram mais de 1900 alunos que participaram em cerca de 35 atividades realizadas pelo CAP em vários concelhos da ilha de São Miguel (Nordeste, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande), abrangendo 21 escolas e instituições. O programa escolar do CAP reiniciará em Outubro, coincidindo com o novo ano letivo e prolongando o trabalho de serviço público de educação ambiental desenvolvido por esta equipa desde a sua inauguração em 2007. Apresentando um leque variado de atividades didáticas relacionadas com biodiversidade açoriana, em especial sobre aves e floresta Laurissilva e com algumas novidades a incluir no novo programa escolar.
A SPEA e os professores envolvidos avaliaram de um modo muito positivo os resultados obtidos com o programa escolar em 2011/2012 e têm muitas expetativas para o próximo ano letivo que se aproxima. A SPEA agradece o interesse demonstrado pelas escolas e professores, que mesmo com algumas dificuldades em termos de transportes, conseguiram concretizar estas actividades muito importantes para a interpretação do meio natural dos Açores por parte dos alunos.
___________________________________________________________
Visite-nos:
www.facebook.com/spea.Birdlife
https://twitter.com/spea_birdlife







Sem comentários:
Enviar um comentário