quinta-feira, 5 de julho de 2012

Secretário Regional da Presidência acusa PSD de ter acabado com “tradição açoriana” de transporte marítimo de passageiros


O Secretário Regional da Presidência acusou hoje, o PSD Açores de, enquanto foi governo, ter acabado com o transporte marítimo de passageiros nos Açores.

André Bradford salientou que “em 96, quando o PS assumiu a governação nos Açores, não havia transporte marítimo de passageiros. Isso é que se chama estaca zero”, acusando os sociais-democratas de terem acabado com “uma tradição açoriana e ainda por cima uma tradição que nos permitia conhecermo-nos melhor”.

Agora, disse o governante, “vêm com a história da região económica, mas foram os senhores que acabaram com a pouca região económica que havia antes de 96”.

Num debate sobre transporte marítimo, o Secretário Regional da Presidência acusou ainda os sociais-democratas de repescarem continuadamente “a questão requentada do Atlântida e dos navios que tinham sido encomendados aos Estaleiros de Viana do Castelo”.

André Bradford afirmou que os deputados do PSD e do CDS “já tiveram oportunidade de constituir uma Comissão de Inquérito sobre esse processo, já tiveram oportunidade de ter acesso a toda a documentação e a inquirir as pessoas que quiseram inquirir, já tiveram oportunidade de esclarecer o assunto, já se fez um relatório sobre essa matéria, alguns dos senhores deputados aprovaram esse relatório” sendo que “o assunto está esclarecido, nos termos de uma Comissão de Inquérito que os senhores quiseram que se fizesse e que nós permitimos, porque podíamos inviabilizar em certa medida, que se fizesse”.

A isso, disse, chama-se “transparência, democracia e é o normal funcionamento das instituições democráticas”.

Já outra coisa muito diferente é “quando se tem um problema na nossa casa, como acontece na Câmara Municipal de Ponta Delgada, com os Mini-Bus, alegar-se uma qualquer desculpa jurídica para não se fazer uma comissão de inquérito. Nós não temos problema nenhum com comissões de inquérito, como se verifica”.

Dirigindo-se à bancada social-democrata, o governante afirmou que “quando os senhores são poder, não há comissões de inquérito. Quando os outros são poder, têm que explicar na Comissão de Inquérito, depois da Comissão de Inquérito e todas as vezes que os senhores quiserem”.

André Bradford lamentou ainda que o Deputado Duarte Freitas “não tenha aproveitado a sua intervenção neste debate, falando de transportes marítimos, para explicar o sistema de funcionamento de uns navios que os senhores dizem que, se fossem poder, trariam para a Região, para fazer ligações diárias entre todas as ilhas dos Açores, transportando produção regional de umas ilhas para as outras”.


Anexos:
2012.07.05-SRP-transp 1.mp3
 2012.07.05-SRP-transp 2.mp3


GaCS

Sem comentários: