segunda-feira, 9 de julho de 2012
Últimos dias da exposição “Chá em S. Miguel - Cultura e Vivências” e atividades associadas
No âmbito dos últimos dias da exposição “Chá em S. Miguel - Cultura e Vivências”, que encerra já no próximo dia 22 de julho (domingo), o Museu Carlos Machado, da Direção Regional da Cultura, promove atividades dirigidas aos públicos em geral em torno das temáticas do chá e do seu fabrico na ilha de São Miguel.
No próximo sábado, dia 14 de julho, e em parceria com o Chá Gorreana, realiza-se uma visita à plantação e fábrica, orientada pelo Engenheiro Hermano Mota. A Fábrica de Chá Gorreana mantém a sua atividade ininterruptamente desde 1883, conservando desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais, há já cinco gerações familiares. Com extensas plantações que se avistam em redor do edifício sede, ali se produz chá preto (variedades Orange Pekoe, Broken Leaf e Pekoe) e verde (Hysson), de qualidade reconhecida. A visita inicia-se pelas 09:30 e está aberta ao público em geral.
No dia 22 de julho, último dia da exposição, o serviço educativo promove mais um “Domingo em família”, desta vez dedicado aos segredos da cultura do chá. As famílias são convidadas a participar em diversas atividades que pretendem desvendar os segredos da cultura, manipulação da folha e consumo do chá em São Miguel, num ambiente mágico repleto de contos tradicionais relacionados com esta produção.
Após uma breve viagem à exposição, “Chá em S. Miguel - Cultura e Vivências”, orientada por Sílvia Fonseca e Sousa e Pedro Pascoal de Melo, comissários da exposição, as famílias irão conhecer e desvendar os mistérios relacionados com a cultura e vivências do chá. No atelier do serviço educativo, pais, filhos, avós e netos irão conhecer os segredos do chá a partir de três atividades: aprender a cultivar, manipular e secar as folhas de chá; criar um cenário de uma plantação de chá imaginária e de diversas personagens que darão vida a este espaço e servirão de mote para contar histórias reais ou imaginárias sobre esta produção; executar pintura em porcelana de objetos relacionados com as vivências e com o consumo do chá em São Miguel.
O “Domingo em Família” no Museu Carlos Machado culminará com uma prova de diversos chás produzidos em São Miguel. Esta atividade tem lotação limitada e requer marcação prévia, através do telefone 296 202 930 ou e-mail museu.cmachado.info@azores.gov.pt.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário