terça-feira, 10 de julho de 2012

Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa é oportunidade para potenciar empreendedorismo jovem nos Açores


O Governo dos Açores pretende que a realização em São Miguel da Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa seja o impulso para conceber uma rede europeia de jovens criadores, no sentido de manter uma partilha de projetos empreendedores com base em indústrias criativas.

A ideia foi hoje transmitida pelo Secretário Regional da Presidência, André Bradford, na apresentação do evento hoje no Teatro Micaelense, que irá decorrer entre 20 e 25 de agosto, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e contará com a presença de cerca de 100 participantes de várias regiões da Europa e 15 especialistas  que abordarão “O Papel da cultura e das indústrias criativas na promoção do emprego”, tema central do evento.

A realização desta iniciativa na Região, fruto da candidatura apresentada pelo Governo dos Açores em junho de 2010, na Holanda, tem o objetivo de aprofundar a vertente europeia das políticas de juventude regionais, promovendo a aproximação dos jovens açorianos aos seus pares no espaço europeu, referiu André Bradford.

Segundo o governante, a Universidade de Verão vem complementar as ações levadas a cabo pela Direção Regional da Juventude, que têm possibilitado o desenvolvimento de projetos de cooperação internacional, nomeadamente no âmbito da mobilidade internacional e da promoção de estágios profissionais.

Este encontro de jovens europeus, que se realiza desde 1996 e ganhou periocidade anual a partir de 2002, visa também promover o intercâmbio de experiências entre os jovens dos 35 Estados Membros da Assembleia das Regiões da Europa em torno das temáticas do desenvolvimento regional europeu.

De acordo com o Secretário Regional da Presidência, a Universidade de Verão “permite trazer aos Açores uma série de entidades ligadas a políticas de juventude europeias e a sua concretização na Região é também um reconhecimento das políticas públicas que têm vindo a ser implementadas nesse domínio".

André Bradford realçou os programas regionais “LABJOVEM” e “Põe-te em Cena” como bons exemplos da política de juventude que tem sido promovido pelo Governo na Região, frisando que este evento em particular pode ser uma oportunidade para promover os Açores na Europa e atrair o turismo jovem para o arquipélago.

O tema central da Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa tem o intuito de aliar o desenvolvimento das sociedades modernas ao conhecimento, à criatividade, à inovação cultural, científica e tecnológica e ao empreendedorismo, numa perspetiva global.

O Secretário Regional da Presidência manifestou a certeza de que os Açores darão um importante contributo para um debate intenso entre os jovens criadores açorianos e europeus, na procura de novas oportunidades de intercâmbio e desenvolvimento futuro para a Região.

André Bradford disse ainda, na ocasião, que o Governo Regional tem, neste momento, um conjunto de projetos direcionados para jovens que ascendem a um investimento global de cerca de meio milhão de euros.


Anexos:
2012.07.10-SRP-UniversidadeVerãoAssembleiaRegiõesDaEuropa.mp3


GaCS

Sem comentários: