domingo, 3 de fevereiro de 2013

Presidente do Governo afirma que visita da BENS deve ser um “primeiro passo” para minorar impacto da redução nas Lajes


O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje positiva a reunião que manteve com o grupo de empresários da associação BENS, mas afirmou que a visita que esta delegação está a efectuar à Terceira deve constituir um “primeiro passo” para minorar o impacto da redução da presença dos EUA na Base das Lajes.

“Uma viagem de mil quilómetros começa sempre com um primeiro passo. Digamos que este foi o primeiro passo de uma viagem que queremos que conduza a resultados concretos”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo falava aos jornalistas na Terceira, depois do encontro que manteve com Embaixador dos EUA em Lisboa e com a Delegação da Business Executives for National Security (BENS), que está de visita à ilha na sequência da decisão norte-americana de reduzir a sua presença na base militar das Lajes.

“Esta é uma entidade que avalia e propõe, em situações como a que se prefigura para a Base das Lajes, possibilidades económicas e de desenvolvimento”, adiantou Vasco Cordeiro, ao reconhecer, também, o empenho que o Embaixador dos EUA em Lisboa colocou no potencial que esta visita apresenta.

Vasco Cordeiro considerou a reunião “muito frutuosa, do ponto de vista da abordagem que permitiu fazer em relação aos desafios com que nós estamos confrontados” neste processo, que estão relacionados com a economia e com os empregos.

“Gostaria de salientar que, nesta reunião, foi visível um grande empenho e uma grande determinação por parte de todos os participantes, no sentido de ajudarem a construír boas soluções para estes desafios”, afirmou o Presidente do Governo, frisando, porém, que este encontro não constituiu uma “feira de negócios”.

Após esta deslocação de vários dias à Terceira, onde estão previstas visitas e reuniões com entidades públicas e privadas, a delegação da BENS deve apresentar o seu relatório a dar conta de propostas que permitam gerar novas oportunidades económicas na ilha.


Anexos:
2013.02.03-PGR-ReuniãoBENS1.mp3 
2013.02.03-PGR-ReuniãoBENS2.mp3


GaCS

Sem comentários: