domingo, 3 de fevereiro de 2013

Vítor Fraga desafia autarquias a utilizarem materiais da região nas obras públicas


O Secretário Regional do Turismo e Transportes revelou hoje que o Governo dos Açores está a desenvolver um catálogo de materiais endógenos da Região para aplicar nas obras públicas, desafiando as autarquias a seguir as orientações deste documento.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de inauguração do saneamento básico da Vila de Água de Pau, concelho da Lagoa, adiantou que este catálogo será “desenvolvido no decorrer deste ano, certificado pelo LREC”, tendo como “objetivo único potenciar a utilização dos nossos materiais na nossa terra, criando valor dentro da fileira da construção”.

O governante lançou, por isso, um "desafio a todas as autarquias da Região, para que, em obras futuras, venham a seguir as indicações desse catálogo de materiais endógenos e contribuam assim para que as empresas da Região, dentro da fileira da construção, possam criar valor, se tornem sustentáveis e consigam preservar e aumentar, se possível, os seus postos de trabalho”.

O Secretário Regional lembrou ainda que, na mesma lógica, o Governo dos Açores irá, no decorrer deste ano, apresentar a Carta das Obras Públicas.

Vítor Fraga adiantou que se trata de “um documento estratégico, que tem o objetivo de contribuir ativamente para o planeamento estratégico das empresas no setor da construção civil”, sendo ainda “um documento que acreditamos que pode ser fundamental para definirmos o futuro de cada empresa e o futuro do setor, pois irá permitir que as empresas se adaptem e se dimensionem, ajustando-se à realidade dos novos tempos”.

O Secretário Regional recordou que o ciclo das grandes obras terminou, uma vez que não se pode fazer o que já foi feito, salientando que estamos agora a entrar “numa fase em que é importante requalificar, apostar na manutenção e na conservação daquilo que temos”.

Por isso, “é importante também termos uma perspetiva diferente sobre este novo tempo”, definindo “uma política clara para o futuro”.

Vítor Fraga, que manifestou o forte empenho do Governo dos Açores em contribuir para esse objetivo, frisou que este é um trabalho onde se torna necessário “ter um alinhamento claro de todas as entidades ligadas ao setor”.

Assim, afirmou que o Governo dos Açores irá “apostar numa reforma legislativa", que permita adaptar a atual legislação à realidade regional, "com o objetivo claro de reduzir os custos de construção”.

Ciente das dificuldades que existem no acesso ao crédito por parte das empresas, Vítor Fraga garantiu que o executivo açoriano está “fortemente empenhado em contribuir para que os custos de construção baixem e para que seja mais acessível a comercialização daquilo que temos”.

A concluir, o Secretário Regional do Turismo e Transportes reiterou o apelo à união de esforços, frisando que “aqueles que acreditam no futuro, aqueles que sonham, aqueles que têm esperança no futuro, aqueles que querem contribuir ativamente para vivermos melhor na nossa terra e potenciarmos um desenvolvimento económico sustentável, esses são bem-vindos, esses estão connosco”.


Anexos:
2013.02.03-SRTT-ÁguaPau1.mp3 
2013.02.03-SRTT-ÁguaPau2.mp3


GaCS

Sem comentários: