sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Presidente do Governo eleito Vice-Presidente para a Europa da organização R20


O Presidente do Governo dos Açores foi hoje eleito Vice-Presidente para Europa da “R20 – Regiões de Ação Climática”, uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a economia verde, assente na preservação do ambiente, na utilização de energias renováveis e na diminuição da emissão de gases de efeito de estufa.

A eleição de Vasco Cordeiro decorreu em Viena, Áustria, na reunião do Conselho de Administração da "R20", o órgão executivo desta organização criada em 2010 em cooperação com as Nações Unidas.

“Esta eleição representa o reconhecimento do trajeto percorrido pelos Açores no domínio das energias renováveis e da proteção ambiental, que já permitiu ultrapassar em muito as metas da própria União Europeia estabelecidas para 2020”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro considerou ainda que a presença da Região no órgão executivo da “R20” constitui uma “oportunidade para a construção de novas parcerias e formas de cooperação entre os Açores e outros pontos do globo, mas também com o setor privado e a academia, levando o exemplo das nossas ilhas mais longe”.

O Conselho de Administração da “R20” reúne quinze personalidades de todo o mundo, que são responsáveis pela direção-geral da organização e pelo planeamento estratégico da sua ação.

Vasco Cordeiro, enquanto Vice-Presidente para a Europa, assegurará a representação das regiões europeias que são membros da “R20”.

O convite ao Presidente do Governo dos Açores foi formulado pela “R20” em reconhecimento pelo exemplo que os Açores constituem, em termos internacionais e no contexto específico das regiões europeias, no domínio da utilização de energias renováveis.

A eleição do Presidente do Governo para este cargo decorreu em paralelo com a conferência internacional “Implementando o Futuro da Energia Sustentável”, em que Vasco Cordeiro interveio no painel “Capacitar as Regiões a Executar Novas Soluções de Energia”.

Com sede na Suíça, a organização “R20” reúne cerca 560 governos locais e regionais de todo o mundo, bem como empresas, instituições financeiras e académicas, organizações não-governamentais e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A Região Autónoma dos Açores é membro-fundador da “R20 – Regions of Climate Action”, tendo assinado, a 16 de novembro de 2010, na Cimeira de Governadores sobre o Clima Global, na Califórnia, o documento constitutivo desta organização.


Anexos:
2013.02.01-PGR-Reunião“Governing Board”.MP3


GaCS

Sem comentários: