sábado, 6 de abril de 2013

Luís Neto Viveiros afirma que estatuto epidemiológico dos Açores é "invejável"


O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou o contributo decisivo que os médicos veterinários deram para “o atual estatuto epidemiológico dos Açores, que se apresenta invejável", a nível nacional e europeu.

Luís Neto Viveiros, que falava sexta-feira na cerimónia de posse dos órgãos dirigentes da Delegação dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários, apresentou alguns dados que traduzem a atual situação, destacando o facto de seis das nove ilhas do arquipélago terem o estatuto de ilhas com efetivo bovino oficialmente indemne de brucelose, numa referência a Santa Maria, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo.

Nas três restantes ilhas (São Miguel, Terceira e São Jorge), o Secretário Regional garantiu que “a situação está totalmente controlada, nomeadamente com a aplicação da vacina RB51”.

A ilha Terceira mantém-se sem registo de animais infetados desde setembro de 2006 e São Jorge desde fevereiro de 2009, enquanto em São Miguel, de acordo com os últimos dados registados, verifica-se uma taxa de prevalência de 0,09%, a mais baixa de sempre.

O Secretário Regional salientou ainda o facto de os Açores serem também uma Região Oficialmente Indemne de Brucelose dos Pequenos Ruminantes e de Leucose Bovina Enzoótica.

Luís Neto Viveiros frisou que, tendo em vista a obtenção do estatuto de Região Oficialmente Indemne de Tuberculose Bovina, foi aprovado e está em execução um plano de erradicação, “apesar de, neste momento, todas as análises se revelarem negativas”.

“Trata-se de um esforço significativo, desenvolvido pelos serviços oficiais, em colaboração estreita com as organizações de agricultores que tenham condições técnicas e humanas para esse fim”, afirmou.

Para o Secretário Regional, apesar dos indicadores apresentados serem “uma excelente notícia para a Agropecuária Açoriana”, especialmente numa altura em que “as barreiras sanitárias são um sério entrave à movimentação de animais e, deste modo, ao seu comércio em vivo ou processados”, o Governo dos Açores não se considera satisfeito.

“Não nos rendemos ao imobilismo e implementamos, como sabem, a construção do novo Laboratório Regional de Veterinária, que muito proximamente estará concluído”, disse Luís Neto Viveiros, acrescentando que “será uma referência no País e um dos mais bem equipados da Europa”.





GaCS

Sem comentários: