terça-feira, 2 de abril de 2013

Programa de Incentivo à Inserção de Estagiários recebeu mais de uma centena de candidaturas


O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje satisfação pelo número elevado de candidaturas aos apoios previstos no Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE), criado em meados de fevereiro.

"Esta medida inovadora, integrada na Agenda Açoriana para a criação de Emprego e Competitividade Empresarial, tem um início auspicioso e motivante, justificando os pressupostos que levaram à sua criação", afirmou Sérgio Ávila, perante as 102 candidaturas de empresas e outras organizações para a inserção nos seus quadros de jovens que nelas se encontravam a estagiar.

O Vice-Presidente recordou que o PIIE consiste num apoio às empresas e a outras organizações que, após o término do estágio, procedam à contratação dos estagiários.

Com esta medida, que entrou em vigor a 19 de fevereiro, o Governo Regional pretende “contribuir de forma relevante para o desenvolvimento empresarial, tornando as empresas mais competitivas e, deste modo, proporcionar melhores níveis de empregabilidade, tendo em vista o desenvolvimento sustentável da economia açoriana”.

As empresas e organizações candidatas à contratação dos seus próprios estagiários L e T recebem um prémio, ao longo de 11 meses, no valor de 500 euros por mês durante o primeiro semestre e de 250 euros por mês no segundo semestre, para o ESTAGIAR L, e de 350 euros por mês durante o primeiro semestre e de 250 euros por mês no segundo semestre para o ESTAGIAR T.

Para além disso, se, no decurso do estágio, a entidade acolhedora do estagiário proceder à sua contratação, desde que não a efetue nos últimos três meses, haverá lugar a uma majoração de 50% do valor dos prémios atribuídos.

Para que os empregadores beneficiem deste apoio, a remuneração ilíquida a contratualizar com os estagiários tem, no caso do ESTAGIAR L, o valor mínimo de 700 euros por mês e, no caso do ESTAGIAR T, o valor mínimo de 509,25 euros por mês.

“Este é não só um incentivo, que nos parece importante, ao setor empresarial, mas também uma forma de combater o afastamento precoce dos jovens do mercado de trabalho, promovendo, isso sim, a sua plena integração”, afirmou Sérgio Ávila. 

Para o Vice-Presidente do Governo, “está também associado a estes incentivos à contratação de recursos humanos qualificados o objetivo de se alcançar, em benefício da nossa atividade económica, um cada vez maior 'jobmatching', isto é, a colocação da pessoa certa na profissão certa, que os estágios e o PIIE, conjugados, podem conseguir.”

As candidaturas ao Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE) podem ser feitas através da plataforma do ESTAGIAR, no endereço eletrónico www.estagiar.azores.gov.pt, estando já a decorrer o prazo para a sua apresentação relativamente aos estágios que terminaram a 31 de março.




GaCS

Sem comentários: