sexta-feira, 12 de abril de 2013

Qualificação é essencial para o sucesso do destino Açores, diz Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a qualificação é essencial para que os Açores se afirmem cada vez mais como um destino turístico de sucesso.

“A aposta do turismo nos Açores tem que passar essencialmente por qualificar o seu produto turístico”, defendeu Vítor Fraga, que falava na cerimónia de apresentação do Festival '10 FEST Açores – 10 Dias – 10 Chefs', salientando que é necessário oferecer “um produto turístico de elevada qualidade”.

“Temos um destino turístico com uma matriz claramente de natureza, mas a mais-valia que temos para dar a quem nos visita passa, essencialmente, pela qualificação do nosso produto turístico”, frisou, acrescentando que “não se pode pensar que o futuro e o sucesso passam exclusivamente por termos um conjunto de visitantes associados a uma natureza contemplativa”.

Vítor Fraga salientou que é preciso “ter um destino turístico que provoque emoções, provoque sentimentos" em quem visita os Açores, mas também que "provoque a vontade de regressar e, acima de tudo, de divulgar o que de bom temos na Região”.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou que, seguindo a linha orientadora que o Governo pretende dar a todos os eventos que se destinam à promoção do destino Açores, o '10FEST Açores' foi um evento preparado tendo pela primeira vez associados “operadores turísticos que o programaram para nos virem visitar”, contando com “a colaboração ativa da SATA e da Atlânticoline, que disponibilizaram um conjunto de tarifas apetecíveis para que os operadores possam englobar este festival na sua oferta turística, potenciando assim a captação de fluxos”.

Vítor Fraga desafiou ainda a Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, promotora do '10FEST Açores', para que tente integrar o evento, já em 2014, numa rede de festivais internacionais de gastronomia e alargue o festival a outras ilhas dos Açores.

Para o Secretário Regional, este festival tem todas as condições para vir a ser integrado numa rede de festivais internacionais de gastronomia, havendo “qualidade e oferta disponível para o conseguir fazer", tornando-o num "festival de referência, não só a nível local, que já é, como a nível nacional e internacional”.

“Temos que entender o destino Açores na sua globalidade e este tipo de eventos tem que ser potenciado não só em São Miguel, mas em todas as ilhas”, afirmou, acrescentando que há particularidades na oferta regional que "têm que ser potenciadas em cada uma das ilhas.

Para Vítor Fraga, "esta oferta de qualidade tem que ser extensiva a todas as ilhas", de forma a valorizar o que os Açores "têm de melhor para oferecer" a quem visita o arquipélago.



GaCS

Sem comentários: