sábado, 6 de abril de 2013

Vítor Fraga destaca qualidade do Destino Açores no turismo de emoções


Os Açores marcam presença, com stand próprio, na Feira do Mundo Abreu, hoje inaugurada na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes.

Vítor Fraga fez questão de estar presente na cerimónia inaugural deste evento dando ênfase à estratégia delineada para o mercado nacional, para combater a “quebra acentuada de turistas nacionais" registada nos Açores, "proveniente de uma política recessiva que o Governo da República impôs às famílias portuguesas”.

O Secretário Regional lembrou que, anteriormente, os Açores estavam direcionados para um “target de mercado que hoje não tem dinheiro, muitas vezes, para comer, logo, por maioria de razão, não tem dinheiro para viajar”, sendo que o trabalho desenvolvido veio redefinir a estratégia, focando a promoção em “segmentos de mercado que ainda hoje têm poder de compra e que têm capacidade para se poder deslocar aos Açores, um destino muito baseado numa oferta de turismo experiencial, baseado claramente numa matriz de natureza, mas onde as emoções são aquilo que temos de melhor para oferecer”.

Na prática, disse Vítor Fraga, “neste tipo de eventos, os Açores vêm mostrar que são um destino onde as pessoas podem recuperar a alegria de viver, que perderam devido às circunstâncias em que o país se encontra neste momento”.

O titular da pasta do Turismo alertou para o erro de perceção em que muitas vezes se incorre ao apelidar os Açores como um destino caro.

Para Vítor Fraga, não se pode falar do preço da acessibilidade sem ter em conta a qualidade do destino e da oferta turística, frisando que “os Açores são um destino de qualidade, que tem todas as potencialidades para proporcionar bons momentos" a quem visita o arquipélago.

O Secretário Regional salientou ainda que atualmente existem preços fortemente competitivos na acessibilidade através da tour-operação.

Por outro lado, recordou Vítor Fraga, com vista a provocar uma redução do custo da acessibilidade aos turistas independentes, o Governo dos Açores apresentou uma proposta ao Governo da República, de revisão das obrigações de serviço público, em maio de 2012, sendo que até à data o executivo açoriano aguarda “um desfecho positivo".

"Estamos convencidos que essa proposta vem introduzir fatores de competitividade ao nível da acessibilidade que, no nosso entender, irão provocar quer uma redução no custo da mesma acessibilidade, quer o aumento da qualidade do serviço”, afirmou o Secretário Regional.




GaCS

Sem comentários: