O Governo dos Açores aprovou a oferta formativa para as escolas profissionais da Região, cumprindo o compromisso assumido com estes estabelecimentos de ensino no sentido de compensar a redução do nível de atividade que se tem vindo a verificar nos últimos anos.
Foram aprovados 35 cursos profissionais dirigidos aos alunos que completaram o 9.º ano de escolaridade e que queiram escolher o ensino profissional para completar os seus estudos de nível secundário.
Como forma de assegurar o nível de atividade das escolas, o Governo autorizou ainda a realização de 45 cursos REATIVAR destinados às pessoas que se encontram numa situação de desemprego e que queiram investir em si próprias, melhorando assim o seu nível de escolaridade e obter uma qualificação profissional certificada.
Entre estes cursos REATIVAR, 23 são de dupla certificação, com a duração de dois anos, com vista a certificar os formandos com o 12.º ano de escolaridade e uma qualificação profissional, e 22 são cursos com uma duração de um ano, com vista a certificar os formandos com o 9.º ano de escolaridade.
No total, serão autorizados a ter início no próximo ano letivo 80 cursos, que irão abranger mais de 1.600 jovens e adultos.
Os cursos serão financiados pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do próximo programa operacional a vigorar de 2014 a 2020.
O Governo dos Açores, agindo de forma estrutural no nível de qualificações dos açorianos e fomentando uma sustentada entrada ou reentrada no mercado de trabalho, pretende prosseguir e intensificar o combate ao desemprego na Região.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário