O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas defendeu ser importante “promover a reflexão” sobre a União Europeia e as suas “variadas dimensões e políticas”, considerando que o audiovisual, nomeadamente o formato de documentário, pode ser um "meio muito importante e um veículo privilegiado para despertar questões e o debate”.
Rodrigo Oliveira, que falava em Santa Cruz das Flores, na antestreia do documentário 'À Beira da Europa', do realizador açoriano Manuel Bernardo Cabral, afirmou que assume um "especial significado" o facto de se iniciar as celebrações do Dia da Europa na ilha das Flores com a antestreia de "um documentário que retrata esta ilha, periférica dentro da ultraperiferia e a mais ocidental da Europa, dando a palavra aos seus habitantes”.
“Não haveria pois melhor local na Região para o fazer, até porque um dos princípios da União Europeia que nos são mais caros é, precisamente, o da coesão económica, social e territorial”, frisou o Subsecretário Regional, destacando a importância de "permitir e proporcionar a todos os habitantes da União Europeia o melhor aproveitamento das características dos seus territórios, para um desenvolvimento harmonioso do espaço europeu”.
Para Rodrigo Oliveira, “as Regiões Ultraperiféricas e o seu estatuto representam certamente uma consagração deste princípio da coesão territorial”, salientando a relevância do trabalho de “fazer ver às instituições as particularidades e singularidades das RUP e dos Açores para que este princípio e estatuto sejam efetivamente traduzidos em políticas adequadas e medidas específicas”.
“A coesão territorial significa exatamente isto: é necessário um conhecimento não apenas por números e estatísticas, mas da realidade local e da vivência das pessoas nos mais diversos territórios da Europa, para termos as melhores decisões e políticas”, afirmou.
“É este, aliás, o contexto deste documentário, que visa retratar uma realidade, uma ilha da Europa, através das pessoas e do território, o que nos permite diversas interpretações, questões e promover, assim, o debate”, acrescentou Rodrigo Oliveira.
A antestreia do documentário 'À Beira da Europa' foi promovida pelo Governo dos Açores em parceria com a Associação Amigos da Ilha das Flores, decorrendo a estreia na segunda-feira, com uma exibição às 21h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário