A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove a 10 de maio a sexta edição da mostra "Viajar pela Imagem", dedicada à apresentação de fotografias e vídeos da autoria de Paulo Henrique Silva, captados nas ilhas portuguesas com dimensão arquipelágica.
Na Sala do Capítulo, pelas 15h00, serão apresentados registos dos aspetos naturais e da dimensão estética dos Açores, Madeira, Berlengas, Desertas e Selvagens, no que constitui uma ferramenta importante para o conhecimento, promoção ambiental e monitorização da vida selvagem terrestre dependente dos oceanos.
A iniciativa "Viajar pela Imagem" é promovida pelo Museu de Angra do Heroísmo, no âmbito do programa de dinamização da exposição Património Mundial | Do Mundo a Angra do Heroísmo, que assinala o 40.º aniversário da Convenção (1992-2012) e o 30.º aniversário da inclusão da Zona Histórica de Angra do Heroísmo na Lista do Património Mundial (1983-2013).
Os fotógrafos Hugo Machado, Rui Caria e Margarida Quinteiro, reconhecidos como viajantes experimentados, apresentaram nas três primeiras edições desta mostra fotografias das suas excursões pelo mundo, dando testemunho das suas vivências noutras terras.
A 5 de abril, na sequência do concurso fotográfico "Rave: Biodiversidade dos Ambientes Costeiros", foram comentadas imagens ilustrativas da biodiversidade dos litorais da ilha Terceira, da autoria de 12 fotógrafos.
No âmbito das celebrações do Dia dos Monumentos e Sítios, a 12 de abril, os angrenses foram convidados a reviver a Angra do Heroísmo de 1927, captada pela objetiva de António Luís Lourenço da Costa, no Documentário Terceirense, considerado o primeiro filme açoriano.
Com esta sequência de mostras de registos de exemplos de Património Natural e Cultural, o Museu de Angra do Heroísmo cumpre o seu objetivo de se assumir como espaço de confluência de culturas, protagonizando momentos de vivência de outras realidades e heranças.
Paulo Henrique Silva nasceu e vive na ilha Terceira, onde é técnico de som da Antena 1 Açores, além de coordenador e autor dos conteúdos da base de dados de Ambiente e Conservação da Natureza da Direção Regional do Ambiente - Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores – siaram@azores.gov.pt .
Autor do livro "Vulcão de Santa Barbara" e de vários trabalhos, exposições e documentários sobre temáticas relacionadas com etnografia e ambiente nos arquipélagos dos Açores e das Selvagens, Paulo Henrique Silva está a preparar um livro/cd sobre as ilhas de Portugal, abordando os arquipélagos das Selvagens, Desertas, Madeira, Açores e Berlengas, que será publicado brevemente.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário