sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Avelino Meneses afirma que os Açores possuem uma cultura própria que resulta de uma vivência de meio milénio

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Angra do Heroísmo, que “os Açores têm efetivamente uma cultura própria”, salientando que essa cultura “resulta de uma vivência de mais de meio milénio num ambiente diferente do continental”.

Avelino Meneses, que falava quinta-feira à margem da sessão de apresentação da 'CulturAçores – Revista de Cultura', considerou, no entanto, que “devemos ser comedidos no assinalar desta diferença”, dado que “a nossa cultura tem obviamente uma matriz portuguesa, porque entramos essencialmente na marcha da civilização por influência do Portugal dos Descobrimentos”.

“Por outro lado, a nossa cultura, para além da matriz portuguesa, correlaciona-se também muito com a imensidade atlântica, tendo sobretudo em consideração o papel importante que as ilhas desempenharam no conhecimento e na utilização do mar”, acrescentou o Secretário Regional.

Nesse sentido, salientou que, durante mais de 500 anos, “neste ambiente peculiar, neste território descontínuo geraram-se, inclusivamente, a nível interno, algumas diferenciações resultantes de um isolamento efetivamente natural”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura frisou, no entanto, que “hoje vivemos o tempo da dita globalização".

"É o tempo da uniformidade. É o tempo em que as culturas tendem a ser menos diferentes entre si, tendem a ser mais iguais. Mas é, efetivamente, neste tempo de uniformidade, neste tempo de globalização que constitui uma grande mais valia conseguir resgatar uma identidade cultural, porque esse resgate vai ter vantagens, quer do ponto de vista intelectual quer do ponto de vista material”, afirmou.

Relativamente à 'CulturAçores – Revista de Cultura', Avelino Meneses vincou a importância deste projeto, considerando que “não repete aqueles que existem no mercado” e surge, simultaneamente, como “um espaço de reflexão e um espaço de debate sobre temas e personalidades, obviamente, correlacionados com as atividades culturais”.

O primeiro número desta revista, da responsabilidade da Direção Regional da Cultura, desenvolve diversas temáticas ao longo de uma centena e meia de páginas, estando disponível, para além da versão em papel, em formato digital por subscrição.

Anexos:
2015.02.12-SREC- LançamentoRevistaDeCultura.mp3

GaCS

Sem comentários: