sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo assinala Dia Internacional da Língua Materna

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove quinta-feira, 19 de fevereiro, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Língua Materna, a realização de uma mostra que inclui algumas espécies bibliográficas sobre a nossa língua, que comemora 800 anos de existência.

Nesta mostra, que estará patente até 27 de fevereiro no átrio do Palácio Bettencourt e pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h00, estarão patentes, entre as várias obras dedicadas à língua portuguesa, exemplares sobre as especificidades linguísticas das ilhas dos Açores.

O Dia Internacional da Língua Materna, instituído pela UNESCO em 1999, comemora-se a 21 de fevereiro com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural.

Esta data assinala os graves acontecimentos ocorridos em 1952 no Bangladesh, quando, na sequência da imposição de uma língua única pela ditadura militar, um grupo de estudantes, manifestando-se em defesa da sua língua materna, foi abatido pela polícia.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: