terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo exibe o documentário "Pedro da Silva: o primeiro carteiro do Canadá"

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove, a 19 de fevereiro, a exibição do documentário "Pedro da Silva: o primeiro carteiro do Canadá", da autoria de Bill Moniz. 

O documentário centra-se na figura de um emigrante português dos séculos XVII-XVIII, que nasceu em Lisboa em 1647 e faleceu em 1717 no Quebeque, então designado Nova França.

Pedro da Silva destacou-se por ter sido responsável pelas primeiras entregas de correio no Canadá, chegando a ser nomeado, em 1705, 'Courrier du Roi de France', pelo rei francês Luís XIV.

O realizador deste documentário, Bill Moniz, nasceu na ilha do Pico, de onde emigrou para o Canadá, em 1964.

Produtor e realizador de TV, possui 26 anos de experiência na produção televisiva e na programação multicultural, incluindo numerosos documentários, séries e programas especiais que lhe valeram vários prémios, como o The Canadian Ethnic Journalists and Writers Club 2002 Award, The 2003 Professional Achievement Award for Outstanding Performance e The 2004 Arco Iris Award.

Bill Moniz é autor de produções independentes, como o documentário intitulado "The Shoeshine Boy", que mostra o impacte que teve na comunidade e na cidade de Toronto o assassínio de um jovem de 12 anos, um trabalho que foi finalista do prestigioso prémio Canadian Association of Broadcasters' 2007 Golden Ribbon Awards, e o docudrama para televisão intitulado "Portuguese Joe, the forgotten pioneer", no qual põe em evidência o papel pioneiro do baleeiro açoriano no desenvolvimento da indústria da pesca no século XIX na British Columbia, no Canadá.

A exibição do documentário "Pedro da Silva: o primeiro carteiro do Canadá", terá lugar pelas 18H00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt, e tem entrada livre, contando com a presença do realizador.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: