segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bruno Pacheco destaca vantagens do “cloud computing” na gestão de informação pública regional

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações destacou hoje, em Ponta Delgada, as vantagens da implementação do 'Cloud Computing' para as redes informáticas da Região, modelo este que está a ser projetado para os sistemas da administração local.

“O Governo dos Açores, ao longo dos últimos tempos, em particular nos últimos três anos, tem vindo a fazer um investimento, nalguns casos considerável, para mudarmos de paradigmas no que diz respeito à gestão das redes”, afirmou Bruno Pacheco, na sessão de abertura das Jornadas Técnicas ITED3/Cloud Computing, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

O Diretor Regional frisou que o 'Cloud Computing' é “muito mais do que partilha de arquivos”, destacando a importância dos sistemas de informação também na gestão de dados.

“O armazenamento é apenas uma das funções do sistema de 'Cloud', mas é claramente um caminho que tem vindo a ser percorrido”, sendo nesta perspetiva que “o Governo dos Açores introduziu, não apenas na agenda do Governo mas na Agenda Tecnológica, a reestruturação da rede de dados do Governo Regional, que está em curso" através do projeto Azores Cloud, salientou Bruno Pacheco.

O Diretor Regional lembrou que o sistema de 'Cloud' regional “está em 1.0 e estamos a migrar para uma Cloud 2.0”, frisando que uma das consequências desta alteração será a melhoria da capacidade de gestão.

“Ao pretendermos dar o salto para soluções de 'Cloud' do tipo híbrido, estamos a dar passos para melhorar sistemas de gestão e, por via disso, obviamente, implicar também com a governação da própria rede”, afirmou.

O Diretor Regional defendeu que a migração para sistemas cloud não deve ser feita apenas com vista à diminuição de custos, mas, acima de tudo, com a perspetiva de aumentar a produtividade do sistema.

“Tudo isto porque a integração dos sistemas cloud vai também permitir que os ganhos de escala, que naturalmente acontecerão por via destas novas soluções, possam originar uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, sejam eles hardware ou o respetivo recurso financeiro associado a essa existência”, afirmou.

O Diretor Regional destacou ainda a importância deste tipo de jornadas técnicas para desmistificar questões técnicas relacionadas com este tipo de utilização em rede, lembrando que estas jornadas também terão lugar na Terceira e no Faial, demonstrando o intuito do Governo Regional dos Açores em fazer chegar este tipo de eventos a outras realidades.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: