quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Empresários açorianos candidatam investimentos de 175 milhões de euros a apoios do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo dos Açores reiterou hoje, em conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada, que tem sido “prioridade estratégica” o incremento do apoio governamental ao investimento privado.

Sérgio Ávila recordou que, por isso mesmo, e “ao contrário do continente, onde não existiu qualquer período de candidatura no ano passado”, foi mantida a possibilidade de as empresas apresentarem projetos de investimento em 2014.

“Esta foi uma decisão que beneficiou significativamente as empresas açorianas face às restantes empresas do país, as quais, desde final de 2013, não podem apresentar projetos de apoio para novos investimentos”, frisou o governante.

Sérgio Ávila enfatizou o facto de o Programa Operacional dos Açores, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, ter sido o primeiro a ficar concluído, para sublinhar a vontade do Executivo regional em facultar aos empresários as ferramentas necessárias ao desenvolvimento dos seus projetos.

“Com esta decisão, além de termos assegurado a não existência do interregno de um ano na apresentação de candidaturas, possibilitamos às empresas açorianas disporem de mais um ano para execução dos seus investimentos e asseguramos uma maior celeridade na aprovação e na disponibilização dos apoios”, disse.

Sérgio Ávila realçou a grande adesão dos empresários açorianos, revelando terem sido apresentados 517 novos projetos de investimentos empresariais, que representam um investimento privado de mais de 175 milhões de euros e preveem a criação de 1.280 novos postos de trabalho. 

Destes projetos de investimento privado, 341 enquadram-se no Sistema Empreende Jovem, envolvendo um investimento de 74,7 milhões de euros e a criação prevista de 726 postos de trabalho, e os restantes 176 projetos enquadram-se no SIDER, representando um investimento de 100,1 milhões de euros e a criação de 554 postos de trabalho após conclusão dos investimentos.

“Estes resultados revelam uma confiança muito assinável das empresas açorianas no futuro da nossa Região, e a concretização destes projetos, no prazo máximo de dois anos, irá assegurar um incremento muito significativo da atividade económica nos Açores, já a partir deste momento, com reflexos também muito positivos na criação de emprego”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

Para os 175 milhões de euros de investimento privado as empresas irão beneficiar de um apoio do Governo dos Açores de cerca de 94 milhões de euros, sendo 75 milhões de euros a fundo perdido e 19 milhões de euros através de um apoio reembolsável, sem juros.

Nesta conferência de imprensa, Sérgio Ávila anunciou também que todas as candidaturas que estejam já em condições de serem aprovadas sê-lo-ão nas próximas duas semanas.

“Estão, pois, criadas mais condições para reforçar a competitividade das nossas empresas e, assim, dinamizar a estrutura produtiva regional, qualificar o tecido empresarial e garantir que a economia regional continue a criar cada vez mais postos de trabalho que contribuirão decisivamente para o contínuo desenvolvimento da nossa região”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.



GaCS

Sem comentários: