sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Governo dos Açores partilha preocupações sociais com o Governo da República

A Secretária Regional da Solidariedade Social reuniu hoje, em Lisboa, com o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, num encontro destinado a rever o financiamento da Segurança Social nacional a algumas componentes sociais da Região.

Andreia Cardoso analisou com Pedro Mota Soares questões relacionadas com a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, com os acordos de cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias e com a obrigação contributiva dos agricultores.

No final da reunião, a Secretária Regional manifestou-se satisfeita com o resultado do encontro, salientando ter encontrado abertura junto do ministro para a prossecução de soluções adequadas às preocupações da Região.

“Foi um encontro positivo, no qual expusemos ao Senhor Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social algumas das nossas questões relacionadas com a comparticipação da Segurança Social nacional e em que pugnámos pelo garante dos apoios sociais que prestamos aos Açorianos”, frisou.

Andreia Cardoso salientou que, na sequência de um escrupuloso exercício orçamental, “a Região tem assegurado muitas das respostas sociais que disponibiliza apenas com recurso ao orçamento regional”, pelo que considerou ser “razoável esperar uma maior participação da Segurança Social nacional em algumas destas valências”.

A Secretária Regional assegurou ainda que o Governo dos Açores continuará a trabalhar no sentido de garantir que as responsabilidades partilhadas relativamente à prestação de apoios sociais na Região sejam inteiramente assumidas com rigoroso respeito pelas necessidades das famílias Açorianas.



GaCS

Sem comentários: