quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Os Açores estão, de forma sustentada e progressiva, a reduzir o desemprego e a aumentar o emprego, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores realçou que os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a Região, “ao contrário do resto do país”, registou no último trimestre de 2014 uma diminuição da taxa de desemprego.

Para Sérgio Ávila, “mantém-se nos Açores uma trajetória de redução progressiva da taxa de desemprego, ao contrário do país, onde, no último trimestre, houve uma subida do desemprego”.

O governante sublinhou, no entanto, que, mais importante, é o facto de os dados hoje revelados demonstrarem que “a população empregada nos Açores cresceu cerca de quatro por cento, ou seja, no final de 2014 havia mais 3.754 açorianos empregados do que no final de 2013 e registavam-se menos 1.875 desempregados”.

Sérgio Ávila destacou também que o INE estima a população empregada nos Açores em 103.518 pessoas, “o valor mais alto desde o terceiro trimestre de 2011, ou seja, nos últimos 13 trimestres nunca houve tantos postos de trabalho criados e ocupados”.

“Nos últimos nove meses, de acordo com os dados hoje revelados, foram criados nos Açores, em termos líquidos, 4.525 empregos”, afirmou o Vice-Presidente do Governo, frisando que isso significa que “a Região continua a descer a sua taxa de desemprego e registou uma redução significativa em relação ao ano anterior”.

Nos Açores, segundo o INE, o número de desempregados no último trimestre de 2014 diminuiu nove por cento face ao trimestre homólogo de 2013, o que, para Sérgio Ávila, é sinal de que o Governo Regional “está na trajetória certa”.

“Estamos, de forma sustentada e progressiva, a reduzir o desemprego e a aumentar o emprego nos Açores”, afirmou Sérgio Ávila, sublinhando, no entanto, que há “muito trabalho ainda pela frente”. 

Para o Vice-Presidente do Governo, fica acentuada “a convicção de que a prioridade ao emprego deve não só continuar como deve ser reforçada”, prosseguindo uma estratégia que tem vindo a ser delineada e que permite já perspetivar, face aos resultados entretanto alcançados, que “em 2015 vamos reforçar essa trajetória de crescimento do emprego e de redução do desemprego nos Açores”.

Anexos:
2015.02.04-VPGR-TaxaDesemprego2014.mp3

GaCS

Sem comentários: