sábado, 7 de fevereiro de 2015

Prioridade do Governo é consolidar a rede pública de estabelecimentos escolares, afirma Avelino Meneses

A prioridade do Governo dos Açores, em matéria de educação, consiste “na consolidação de uma rede pública de estabelecimentos escolares capaz de conferir a todos os cidadãos um ensino de qualidade”, afirmou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo colégio A Passarada, reconheceu, todavia, que “o direito das famílias à escolha da escola dos próprios filhos justifica, por si só, que, a par da rede pública, reconheçamos e apoiemos com comedimento o ensino particular, cooperativo e solidário”.

Para Avelino Meneses, que representou o Presidente do Governo nesta cerimónia, o apoio ao ensino privado deve contribuir “para o cumprimento dos objetivos gerais do Sistema Educativo Regional” e “jamais” deverá traduzir-se “em redução sem acuidade entre os sistemas público e não público, muito menos em meio de reprodução de clivagens e desigualdades sociais tradicionais”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou, por outro lado, a competência manifestada ao longo dos anos pelos professores de A Passarada, com intervenção no pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que contribuíram “para a prevenção de atrasos precoces que, depois, se tornam de todo irrecuperáveis”.

Na sua intervenção, Avelino Meneses manifestou a expetativa de que este colégio seja "no futuro, à semelhança do passado, um parceiro indispensável do Governo na promoção do sucesso escolar, que constitui o apanágio dos sistemas educativos mais evoluídos”.

A Passarada, uma instituição fundada a 1 de outubro de 1959, possui cerca de 140 alunos e vai construir novas instalações numa zona de expansão da cidade de Ponta Delgada, num investimento de 1,5 milhões de euros com apoio do SIDER.

Anexos:
2015.02.07-SREC-ColegioPassarada.mp3

GaCS

Sem comentários: