terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vasco Cordeiro analisa Programa Operacional e Plano Junker com a nova Comissária Europeia para a Política Regional

O Presidente do Governo reuniu hoje, em Bruxelas, com a nova Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cretu, num encontro que serviu para analisar o novo Programa Operacional dos Açores, recentemente aprovado pela Comissão Europeia e que vai possibilitar um investimento de cerca de 1.500 milhões de euros até 2020.

“Esta reunião foi positiva e útil, desde logo para dar a conhecer à senhora Comissária responsável pela Política Regional a forma como os Açores se estão preparar para o cabal aproveitamento deste próximo ciclo de programação de fundos comunitários 2014-2020”, afirmou Vasco Cordeiro.

O facto de os Açores serem uma das regiões com melhor aproveitamento dos fundos no anterior quadro comunitário e, simultaneamente, a primeira região portuguesa a ver o seu novo Programa Operacional aprovado, coloca, segundo Vasco Cordeiro, “uma particular visibilidade, no âmbito da Política Regional, quanto à nossa capacidade de concretizarmos os objetivos que a própria União Europeia estabelece” nesta matéria.

Na reunião com Corina Cretu esteve também em análise o chamado Plano Junker, apresentado pelo Presidente da Comissão Europeia para estimular o crescimento económico e a criação de emprego na União Europeia.

Neste âmbito, Vasco Cordeiro alertou a Comissária Europeia para a importância de este ser um plano que tenha também um envolvimento ativo e prático das Regiões, no âmbito da sua concretização, e não um processo que decorra apenas ao nível dos Estados-Membros.

“O envolvimento das Regiões afigura-se como fundamental para que, efetivamente, o programa possa atingir todas as parcelas do território da União, nomeadamente aquelas que são as regiões mais distantes ou periféricas, e produza os resultados almejados em termos de emprego e criação de riqueza na Europa”, afirmou.

A reunião com Corina Cretu foi a primeira de uma série de contactos que Vasco Cordeiro, que também preside à Conferência das Regiões Periféricas Marítimas, manterá esta semana com alguns dos novos Comissários, na sequência da entrada em funções da nova Comissão Europeia, presidida por Jean-Claude Juncker.

Na quarta-feira, Vasco Cordeiro terá encontros com o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, e com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O Presidente do Governo dos Açores foi eleito, em setembro de 2014, Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

Anexos:
2015.02.03-PGR-ComissáriaCretu.MP3

GaCS

Sem comentários: