quarta-feira, 4 de março de 2015

Concurso “Os Jovens e o Futuro da Europa” para estudantes do ensino secundário e profissional dos Açores aberto até 10 de abril

Os alunos do ensino secundário e profissional da Região podem candidatar-se até 10 de abril ao concurso de trabalhos multimédia “Os Jovens e o Futuro da Europa”, promovido pelo Governo dos Açores.

Esta iniciativa do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas insere-se nas comemorações do Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, e pretende apelar a uma reflexão sobre a atualidade europeia ao nível político, económico e social.

Nesse sentido, pretende-se que os trabalhos apresentados a concurso abordem o papel que os jovens são chamados a desempenhar face aos inúmeros desafios que se colocam à União Europeia e aos seus Estados membros, bem como a sua visão sobre o futuro da Europa.

Os candidatos devem constituir uma equipa formada por três alunos, coordenada por um docente, e preparar um trabalho original e criativo, com impacto visual e comunicativo, em qualquer formato multimédia (som e/ou imagem), com uma duração máxima de três minutos.

Os nove melhores trabalhos multimédia, um por cada ilha dos Açores, apuram as nove equipas finalistas para as celebrações do Dia da Europa, que este ano decorrem na ilha de Santa Maria, reunindo jovens de toda a Região num conjunto alargado de iniciativas lúdicas e de formação sobre a União Europeia.

A equipa vencedora ganha uma viagem a Bruxelas, que inclui visitas às instituições da União Europeia, havendo ainda prémios para os segundos e terceiros classificados, para o melhor trabalho multimédia e para todas as equipas finalistas.

Este concurso está aberto à participação de jovens com idade até 20 anos completos até 9 de maio de 2015 e que frequentem o 10.º, 11.º ou 12.º ano nas escolas secundárias das nove ilhas do arquipélago, bem como o 3.º ciclo na Escola Básica Integrada do Corvo, e níveis equivalentes do ensino profissional.

Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrónico para ssrpre@azores.gov.pt, por via postal para o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, na rua Prof. Alfredo Bensaúde, n.º 6 r/c, 9500-700 Ponta Delgada, ou ser entregues em mão, em suporte cd/dvd.

O regulamento e todas as informações relativas a este concurso e às comemorações do Dia da Europa estão disponíveis em todas as escolas secundárias e profissionais da Região, bem como no Portal do Governo, no endereço eletrónico www.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: