quarta-feira, 4 de março de 2015

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo promove oficinas para os mais jovens

A Direção Regional da Cultura, através da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove durante o mês de março a realização de duas iniciativas destinadas a crianças e jovens, intituladas “Bibliotecário por um Dia” e “Isto ou Aquilo”.

A oficina “Bibliotecário por um Dia” vai decorrer nos dias 24, 25, 26 e 27 de março, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, e tem como destinatários crianças e jovens dos 6 aos 14 anos.

Esta atividade pretende contribuir para formar e educar crianças e jovens, fomentando competências como a independência, a autoestima, a criatividade, a liderança, a cooperação e o trabalho em equipa, permitindo aos participantes contactar e experienciar o dia de um bibliotecário.

O programa desta iniciativa inclui a apresentação do Diretor da Biblioteca, uma visita às instalações e o contacto com o circuito do documento, nomeadamente registo, catalogação, cotação, plastificação e arrumação na estante/expositor, bem como o contacto com os utilizadores, através do empréstimo domiciliário de livros, assim como a promoção da leitura com a apresentação ou conto de uma história à escolha do jovem 'bibliotecário'.

A oficina “Isto ou Aquilo”, que terá lugar nos dias 24, 25, 26 e 27 de março, das 14h00 às 16h00, destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos.

Nesta oficina, partindo do poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, em harmonia com o livro "Isto ou aquilo?", de Dobroslav Foll, os participantes serão confrontados, de uma forma lúdica, com algumas ilusões que nos questionam sobre as várias perceções do mundo e as diferentes escolhas que somos coagidos a assumir.

As duas iniciativas decorrerão nas instalações da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, devendo os interessados fazer a sua inscrição até 13 de março.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: