sexta-feira, 6 de março de 2015

Esclarecimento da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, face à notícia hoje veiculada na Informação Açores, na RTP Açores, sobre o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, entende esclarecer o seguinte:

1. Não existe qualquer ligação entre o número de investigadores do Centro de Biotecnologia dos Açores e a entrada em funcionamento do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

2. A perda de “cerca de 15 investigadores” no Centro de Biotecnologia dos Açores ao longo dos últimos três anos relaciona-se com o término natural das respetivas bolsas, sendo que esta estimativa inclui investigadores e técnicos.

A este propósito, deve referir-se que, desde 2005 e até ao presente, o Centro de Biotecnologia dos Açores recebeu 26 bolseiros do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia nas várias tipologias de bolsa, correspondendo a um investimento superior a 850 mil euros.

Atualmente, o Centro de Biotecnologia dos Açores tem cerca de cinco bolseiros de Pós-Doutoramento e de Doutoramento apoiados pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

3. O Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira não prevê a contratação de investigadores.

4. A informação de que o Governo Regional entregou a gestão do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo é incorreta.

O Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, à semelhança do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel - Nonagon, será gerido por uma associação sem fins lucrativos que tem como associados fundadores o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e que prevê incluir, futuramente, mais entidades.



GaCS

Sem comentários: