sexta-feira, 6 de março de 2015

I Fórum do Leite analisa os novos desafios à produção, transformação e comercialização nos Açores

O primeiro de três fóruns de discussão com todos os intervenientes da fileira do leite que vão ser promovidos pelo Governo dos Açores nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, realiza-se a 9 de março, pelas 9h30, no Parque de Exposições de S. Miguel, e será dedicado à análise dos novos desafios que se colocam à produção, transformação e comercialização.

Um dos oradores convidados deste encontro é Capoulas Santos, ex-ministro da Agricultura e ex-eurodeputado, distinguido pela revista 'the Parliament' com o prémio de melhor eurodeputado na área da agricultura e do desenvolvimento rural no seu último mandato, que abordará os desafios e oportunidades resultantes da reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

Por seu lado, João Lança, representante dos Açores na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), fará uma intervenção sobre análises e tendências dos mercados, sob o ponto de vista da regulação.

As potencialidades e as regras de candidatura à utilização da Marca Açores pelo setor do leite vão ser apresentadas pelo presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), Arnaldo Machado.

No Fórum do Leite participam também, além dos oradores convidados, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, o representante da Associação Nacional de Indústrias e Lacticínios, Paulo Costa Leite, e o presidente da LactAçores, Gil Jorge Oliveira.

O Governo dos Açores convidou ainda representantes das indústrias e associações, deputados ao Parlamento Europeu e a Universidade dos Açores para participarem neste encontro, que contempla um período de análise e debate.

As conclusões do I Fórum do Leite serão apresentadas publicamente numa conferência de imprensa conjunta, que se realizará pelas 15h30, na sala de reuniões do Parque de Exposições de S. Miguel, em Santana, no concelho da Ribeira Grande.

Esta iniciativa, conforme anunciou no início do ano o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, visa “acompanhar, de perto, a evolução do mercado" e "desencadear as medidas que, a cada momento, se evidenciarem mais prementes” face à evolução das consequências mais imediatas do embargo russo e do fim do regime de quotas leiteiras no espaço europeu, assim como delinear estratégias comuns a médio e longo prazo.



GaCS

Sem comentários: