segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Diretora Regional da Educação destaca papel da Rede de Bibliotecas Escolares para a promoção do sucesso escolar

A Diretora Regional da Educação destacou hoje a importância do recente lançamento da Rede Regional de Bibliotecas Escolares no âmbito da "forte aposta” do Governo dos Açores na promoção do sucesso escolar, que este ano se concretiza de “forma mais estruturada” em todas as escolas do sistema educativo regional com a implementação do ProSucesso.

Fabíola Cardoso, que falava, em Vila Franca do Campo, na apresentação do projeto 'Newton Gostava de Ler!', salientou que esta iniciativa, bem como a denominada 'Todos Juntos Podemos Ler', apresentada há cerca de duas semanas em Ponta Delgada, “convocam o envolvimento das bibliotecas escolares e dos seus coordenadores” numa das áreas prioritárias do ProSucesso, que é "o desenvolvimento da literacia de leitura”.

O projeto hoje apresentado, que tem a patente da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, segundo a Diretora Regional, “coloca ainda o enfoque na literacia científica”, na promoção da leitura de livros de ciência, da cultura científica e tecnológica, e de “momentos formativos com base na experimentação”.

Para Fabíola Cardoso, despertar desde cedo nos alunos o "gosto” pelo domínio científico e tecnológico, pela inovação e pela criatividade, incentivando a autonomia e o espírito empreendedor, permite “estabelecer bases sólidas para uma geração de jovens Açorianos mais qualificados e capacitados para contribuírem para o desenvolvimento da Região”.

Este projeto constituiu, por outro lado, “uma oportunidade muito importante” para os docentes que envolveu no Açores, ao permitir, através de formação que foi ministrada, o conhecimento de “novas técnicas de ensino experimental”, acrescentou.

De acordo com Fabíola Cardoso, um dos objetivos da Direção Regional de Educação é precisamente o de “proporcionar às escolas e aos docentes formação de qualidade, projetos e novas experiências que sejam oportunidades de trabalho colaborativo e de desenvolvimento profissional”.

“Com a competência, o empenho e a responsabilidade que reconhecemos aos nossos docentes, acreditamos que esta formação e projetos como o 'Newton Gostava de Ler' darão os seus frutos na qualidade das aprendizagens dos nossos alunos, no seu gosto pelo conhecimento, pela leitura e pela escola”, frisou.

A tarefa, acrescentou a Diretora Regional, “é árdua e não teremos vitórias instantâneas”, manifestando, no entanto, a conviocção de que “juntos, acreditando que é possível, estando abertos a novos caminhos quando a mudança se impõe como necessária, construindo parcerias e verdadeiras comunidades de aprendizagem, seremos capazes de alçar os objetivos a que nos propusemos”.

O projeto 'Newton Gostava e Ler!' vai envolver neste ano letivo cerca de 685 alunos, o que corresponde a 34 turmas do 4.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, das escolas secundárias Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, e de Vila Franca do Campo e das escolas básicas e integradas de Água de Pau, de Ponta Garça e da Ribeira Grande.

Esta iniciativa, composta por kits temáticos que passarão a pertencer às bibliotecas escolares das unidades orgânicas participantes, tem como principais mecenas a Fábrica de Tabaco Estrela, a EDA, a Associação Ponte Norte, e as câmaras municipais da Lagoa e de Vila Franca do Campo, contando ainda com o apoio dos monitores do Expolab e da Direção Regional de Ciência e Tecnologia.

Anexos:
2015.09.21-DRE-ProjetoNewtonVFCampo.mp3

GaCS

Sem comentários: