terça-feira, 29 de setembro de 2015

Museu de Santa Maria inaugura exposição "Santa Maria nas Asas do Mundo"

O Museu de Santa Maria inaugura hoje uma exposição fotográfica intitulada “Santa Maria nas Asas do Mundo”, que dá a conhecer um pouco da história do aeroporto mariense, o maior do arquipélago.

O Aeroporto de Santa Maria, que foi construído pelas forças norte-americanas em 1942, num contexto de guerra mundial, serviu como principal plataforma, a par com as Lajes, na ilha Terceira, para vigiar a chamada 'Azores Gap', zona onde se escondiam os 'u-boats' alemães e onde, por vezes, eram abastecidos por submarinos.

Com o final da guerra na Europa, esta infraestrutura aeroportuária serviu como base de apoio às tropas americanas desmobilizadas e, também, para as que se deslocavam para a Guerra do Pacífico.

Em 1946, o Aeroporto de Santa Maria passou para o Governo português, tal como tinha sido acordado previamente, tornando-se assim no principal 'hub' internacional no meio do Atlântico, sendo a única porta de saída e de entrada para todos aqueles que cruzavam o Atlântico, tanto em direção à Europa como para a América do Norte e Sul.

Por este aeroporto, no seu período áureo, entre 1946 e finais da década de 70, passaram as mais importantes figuras da política, das artes e do cinema, atuando por vezes no Atlântida-Cine, sala de espetáculos deixada pelos americanos e com uma capacidade para 501 lugares.

Um dos artistas que ficou na memória da ilha foi Frank Sinatra.

Com o aparecimento dos aviões a jato, este aeroporto começou a perder alguma da sua importância estratégica, tendo, no entanto, continuado a servir como aeroporto de escalas técnicas.

A exposição estará patente até 30 de novembro nas salas de exposições temporárias do Museu de Santa Maria e pode ser visitada das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: