terça-feira, 22 de setembro de 2015

‘Plano Junker’ deve ser melhorado para potenciar economia marítima nas regiões periféricas, defende Presidente do Governo

O Presidente do Governo dos Açores desafiou hoje, em Bruxelas, a Comissão Europeia a trabalhar em conjunto com as regiões costeiras para melhorar o potencial do ‘Plano Juncker’ para o desenvolvimento da economia marítima europeia, em particular nas regiões periféricas.

Vasco Cordeiro, que também preside à Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), falava na abertura do seminário ‘Blue.Invest – EU Support to Maritime Regions’, onde defendeu que o chamado ‘Plano Juncker’ “pode constituir uma oportunidade para as regiões costeiras, mas é necessário assegurar que nenhuma fique pelo caminho” no aproveitamento deste plano apresentado pela Comissão Europeia para estimular o crescimento económico e a criação de emprego na União Europeia.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo alertou para a complexidade dos mecanismos previstos neste plano e chamou ainda a atenção para o caso das “regiões periféricas em que as questões de mercado, a distância em relação aos grandes centros ou outras caraterísticas podem não cativar o interesse dos investidores privados, situações em que será necessário manter alguma flexibilidade na utilização dos restantes fundos comunitários” por forma a alavancar o potencial da economia marítima em todas as regiões.

Vasco Cordeiro apontou o exemplo da aposta que os Açores estão fazer no chamado ‘crescimento azul’ e que está vertida na Estratégia de Especialização Inteligente Açores para o período 2014/2020.

As Pescas e os Assuntos Marítimos são um dos eixos fundamentais desta estratégia, adiantou Vasco Cordeiro, salientando que abrange várias áreas relevantes para o desenvolvimento dos Açores, desde as pescas, o turismo, a biotecnologia, a sustentabilidade ambiental, a investigação, a logística, os portos ou o reforço do papel do arquipélago como plataforma intercontinental e transatlântica entre a Europa e a América do Norte.

“Temos disponíveis cerca de 280 milhões de euros para as atividades marítimas nos Açores entre 2014 e 2020. Estas verbas provêm do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, Fundo Social Europeu, Fundo de Coesão e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca e representam mais de 20% do total dos fundos atribuídos aos Açores no período de programação” que vai até 2020, anunciou o Presidente do Governo.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro defendeu, que, ao nível das instituições comunitárias, “muito mais pode e deve ser feito” no aproveitamento do potencial da economia marítima para o crescimento e desenvolvimento das regiões costeiras europeias, com reflexos no bem-estar das respetivas populações.

Elogiando os diversos exemplos de regiões-membro da CRPM que colocam o ‘crescimento azul’ no centro das suas estratégias de especialização inteligente, Vasco Cordeiro defendeu que “só agindo em conjunto podemos colocar a economia marítima ainda mais ao serviço e em benefício da estratégia de crescimento e emprego da Europa”.

Este seminário foi organizado pela Comissão Europeia e pela Conferência da Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização presidida por Vasco Cordeiro desde setembro de 2014 e que integra cerca de 150 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos.




GaCS

Sem comentários: