segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Rodrigo Oliveira destaca áreas de interesse comum para reforço dos laços entre os Açores e o Japão

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Ponta Delgada, a existência de vários pontos de interesse “num contexto de aproximação e de reforço das ligações" entre os Açores e o Japão.

Rodrigo Oliveira, que falava no final de uma audiência que concedeu, em representação do Presidente do Governo, ao Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, realçou que esta vontade comum segue-se à histórica e primeira deslocação de um chefe do Governo japonês a Portugal, em 2014, frisando que no encontro de hoje foram identificadas algumas áreas de interesse recíproco para o aprofundamento de relações de cooperação e amizade.

“Em primeiro lugar, a área dos riscos geológicos e das questões relativas à própria natureza do território, como ilhas vulcânicas, sendo esta uma área onde instituições públicas e instituições académicas poderão reforçar o relacionamento”, frisou.

Rodrigo Oliveira destacou também as possibilidades de cooperação na área do mar, salientando que “tanto o Japão como as nossas ilhas têm um interesse profundo relativamente à sustentabilidade das políticas do mar, das pescas em primeiro lugar, mas também em relação à exploração dos fundos submarinos”.

Na audiência foi também abordada a questão do turismo, tendo o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas sublinhado que o turismo japonês tem revelado interesse no mercado nacional, “representando no ano passado cerca de 200 turistas e 500 dormidas nos Açores”.

“Há uma margem de progressão interessante e o senhor Embaixador também ficou bastante sensibilizado para esta área, porque a natureza dos Açores vai, de facto, ao encontro daqueles que são os interesses dos turistas japoneses”, afirmou Rodrigo Oliveira, considerando que se trata de uma mais-valia que a Região deverá ter em conta.


Anexos:
2015.09.28-SRPRE-EmbaixadorJapão.mp3

GaCS

Sem comentários: