quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” regista crescente adesão da comunidade escolar

A Diretora Regional da Juventude destacou, hoje, em Ponta Delgada, a crescente adesão de professores ao projeto 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso' que, desde a primeira edição, passou de 53 para 108 docentes envolvidos, o que “demonstra o acentuado interesse em instigar nos alunos um espirito criativo e empreendedor”.

Pilar Damião, que falava na sessão de abertura da sexta edição deste programa, sublinhou o facto de a Comissão Europeia, em 2014, ter realçado a necessidade de incluir o empreendedorismo nos vários níveis de ensino, salientando que, nos Açores, isso já acontece "desde 2010”.

Esta iniciativa, segundo Pilar Damião, demonstra que "a Educação Empreendedora, para além de já ser uma força motriz capaz de desenvolver nos jovens uma atitude de persistência, confiança, inovação e criatividade, tornou-se um instrumento central na criação de gerações mais argutas e mais capazes para se integrar nos novos moldes do mercado de trabalho e da sociedade do conhecimento”.

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação, que também esteve presente na sessão, frisou a importância do projeto, considerando que “possibilita o desenvolvimento de um conjunto de competências muito importantes para os jovens do século XXI e para o desenvolvimento da nossa sociedade”.

 O espírito empreendedor que esta iniciativa pretende desenvolver nos jovens, segundo Fabíola Cardoso, “vai para além de trabalhar uma ideia de negócio", salientando que "pretende, sobretudo, desenvolver competências ditas não cognitivas, como o espírito critico, a capacidade de iniciativa, saber apresentar e defender ideias e opiniões, saber trabalhar em conjunto, a autonomia, a persistência, a criatividade e inovação”.

A Diretora Regional da Educação acrescentou que este projeto “deve continuar a agregar as parcerias necessárias à sua implementação pois, como é sabido, em matéria de educação, só com persistência e estabilidade é que se torna possível alcançar bons resultados”.

O Programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso' é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

A sexta edição desta iniciativa conta com a participação de 108 professores, decorre em 48 escolas de oito ilhas dos Açores e abrange cerca de 2.700 alunos.

Este ano, o programa, para além de abranger mais cinco escolas, 24 professores e 200 alunos relativamente à última edição, enriquece também o pacote formativo do ensino secundário e profissional com sessões de esclarecimento sobre os programas de incentivos regionais ao empreendedorismo, como o COMPETIR+.

A formação de professores do ensino básico (2.º e 3.º ciclo), secundário e profissional em empreendedorismo, que teve início hoje e decorre até 18 de setembro, em Ponta Delgada, tem por objetivo aprofundar e alargar os conhecimentos dos docentes nesta área.

A formação conta com uma palestra ministrada pelo jovem empreendedor André Leonardo que, no final de 2013, inspirado no empreendedorismo de Fernão de Magalhães, lançou-se, segundo o próprio, numa “expedição social” que deu a volta ao mundo com o objetivo de inspirar pessoas a passarem das ideias à ação.

André Leonardo, que participa nesta edição do programa no âmbito do projeto 'Faz Acontecer Açores', vai também realizar palestras em escolas das oito ilhas que este ano integram a iniciativa.

A formação de professores do 1.º Ciclo, que decorreu de 8 a 10 de setembro, nas ilhas de São Miguel e do Pico, destinou-se aos docentes que participam pela primeira vez no programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso'.

Este programa visa despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir simultaneamente para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.



GaCS

Sem comentários: