segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Museu Carlos Machado e Centro Regional de Apoio ao Artesanato promovem ações pedagógicas e oficina “Por dá cá aquela palha”

O Museu Carlos Machado, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, promove esta semana a realização de ações pedagógicas no âmbito da exposição “CoMTradição - Prémio de Artesanato dos Açores 2014”, que está patente no Núcleo de Arte Sacra, em Ponta Delgada. 

O prémio atribuído a Alzira e Conceição Neves pretende distinguir as duas artesãs picoenses pelas ações e trabalhos expressivos que protagonizam na área das artes e ofícios tradicionais, com ênfase na estratégia de preservação e ampliação da identidade cultural dos Açores, muito através da Escola de Artesanato que fundaram em 1986, em Santo Amaro, no Pico.

Entre as atividades previstas constam, nos dias 24 e 25 de setembro, visitas guiadas à exposição e a realização de ateliês temáticos, direcionados a alunos de escolas convidadas, com o objetivo de os sensibilizar para a relevância do legado cultural que é o artesanato e para a necessidade de o valorizar e preservar.

Nos dias 26 e 27 de setembro, das 14h00 às 17h00, realiza-se a oficina “Por dá cá aquela Palha”, orientada pela artesã Conceição Neves e dirigida ao público a partir dos 16 anos.

A participação nesta oficina exige inscrição prévia, que pode ser feita no Serviço Educativo do Museu Carlos Machado ou através do telefone 296 202 930.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: