terça-feira, 29 de setembro de 2015

Governo dos Açores disponibiliza plataforma de consulta para as eleições legislativas nacionais

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, vai divulgar a 4 de outubro, a partir das 19h00, o escrutínio provisório das Eleições Legislativas através de aplicações mobile dos sistemas operativos Android e iOS.

Estas aplicações, desde 2012 acessíveis e pioneiras na componente mobile, visam prestar aos cidadãos apoio e informação, por via da divulgação, designadamente dos resultados provisórios nos Açores das diferentes eleições que se realizam em Portugal.

As aplicações, que podem ser já descarregadas, compreendem e possibilitam uma completa e organizada divulgação dos resultados das eleições de qualquer âmbito ocorridas na Região, apresentados através da componente geográfica, quer como forma de apresentação dos resultados, quer como ferramenta de comparação entre atos eleitorais.

Os resultados podem ser procurados usando o mapa ou uma caixa de pesquisa e, consoante o tipo de informação pretendida, podem ser obtidos ao nível do arquipélago, da ilha, do concelho ou da freguesia, e apresentados sob a forma de mapas geográficos, tabelas e gráficos.

Para cada eleição são também fornecidas informações sobre os candidatos.

No período antecedente a cada ato eleitoral, os cidadãos podem, através do número de eleitor, saber o local onde votar e visualizá-lo no mapa, matéria também pioneira no país em 2012.

Tanto os dados sobre os candidatos, como sobre os locais de voto da próxima eleição para a Assembleia da República, são já facultados por estas aplicações.

A consulta de todas estas informações também é possível em portal web, no endereço eletrónico http://eleicoes.azores.gov.pt, com a particularidade de a apresentação dos resultados no dia 4 de outubro estar prevista para após o fecho do escrutínio.

O conjunto das componentes mobile e web constituem uma plataforma digital dedicada a eleições, inserida no POLAR - Portal de Localização da Administração Regional, desenvolvido na Direção Regional de Organização e Administração Pública.

A plataforma registou, em anteriores períodos eleitorais, mais de três mil 'downloads' das respetivas aplicações para 'smartphones' e 'tablets' e de cerca de nove mil consultas da página web.

O 'link' para download da aplicação Android é https://play.google.com/store/apps/details?id=cybermap.eleicoes&feature=search_result e para a aplicação iOS



GaCS

Sem comentários: