quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo dos Açores aposta em parcerias que promovam uma Região mais saudável e proativa, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde manifestou hoje, em Ponta Delgada, a "total disponibilidade” do Governo dos Açores para continuar a trabalhar em conjunto com várias entidades “em prol de uma Região Autónoma melhor, mais saudável, mais rica e mais proativa, especialmente no que respeita à matéria de saúde”.

Luís Cabral, que falava na abertura do I Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses nos Açores, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelos psicólogos, especialmente na área da saúde, nas Unidades de Saúde de Ilha e nos hospitais da Região.

O Secretário Regional, salientando a importância da Psicologia, nas suas mais variadas áreas de intervenção, para o bem-estar e saúde da população, adiantou que “será assinado, ainda durante este Congresso, um protocolo entre a Direção Regional de Saúde e Secção Regional da Ordem dos Psicólogos dos Açores que tem por objetivo avaliar os riscos psicossociais dos profissionais de saúde a exercer funções nas Unidades de Saúde de Ilha, bem como nos três hospitais da Região".

Este protocolo, fruto da campanha Healthy Workplaces, desenvolvida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, visa promover locais de trabalho saudáveis, envolvendo os psicólogos, sensibilizando para o problema crescente do stress e dos riscos psicossociais relacionados com o trabalho, promovendo a utilização de ferramentas práticas e orientações com vista à gestão dos riscos psicossociais no trabalho.

Na sua intervenção, Luís Cabral reafirmou a intenção do Governo dos Açores de continuar a estabelecer parcerias, quer com as estruturas representantes dos psicólogos, quer com outras estruturas civis, que permitam à Região cumprir com o ponto três dos objetivos para um desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que visa a promoção de estilos de vida saudáveis e do bem-estar para todos.

“A reestruturação do Serviço Regional de Saúde em curso conta com um relevante contributo dos psicólogos e estamos certos que a proximidade que estamos a implementar irá ser sentida e reconhecida pelos Açorianos”, frisou.

O I Congresso dos Psicólogos dos Açores conta com a presença de vários oradores nacionais e estrangeiros de referência, para debater a situação e a intervenção da Psicologia em diferentes áreas de atuação.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: