quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico vai reforçar transparência dos indicadores de saúde da Região

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da realização nos Açores do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), considerando que permitirá “a melhoria da informação epidemiológica de saúde e apoiar a tomada de decisão em saúde pública e gestão nos Açores, designadamente fatores de risco e estado de saúde”.

Luís Cabral, que visitou durante a tarde os mais de 30 elementos que estão em formação em Ponta Delgada, salientou o "esforço pessoal e profissional” das equipas das unidades de saúde que se encontram em formação para desenvolver esta iniciativa nos Açores.

O INSEF é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, e visa obter indicadores do estado de saúde e doença, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde da população residente em Portugal, a nível nacional e regional, com idade compreendida entre os 25 e os 74 anos.

A mais-valia deste inquérito reside no facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com uma componente objetiva de exame físico, que incluí medições antropométricas e recolha de sangue para análise laboratorial bioquímica e genética, seguindo as normas e padrões de qualidade internacionais.

Este inquérito de âmbito nacional beneficiou da experiência da parceria estabelecida em 2014 entre o INSA e a Direção Regional de Saúde para a realização do Inquérito Regional de Saúde dos Açores, o que destaca, mais uma vez, a capacidade técnica dos profissionais da Região.

A sua realização na Região Autónoma dos Açores vai ter lugar junto dos utentes dos concelhos da Horta, Calheta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Lagoa e será executado por equipas das respetivas Unidades de Saúde.

Na segunda-feira, 28 de setembro, o projeto piloto do inquérito e o respetivo exame físico começam a ser efetuados pela equipa da extensão da Unidade de Saúde de Ilha no concelho da Lagoa, em São Miguel.

A execução do projeto passa pela realização do trabalho de campo do inquérito na respetiva área territorial de intervenção, através da alocação de recursos logísticos e humanos adequados.

O desenvolvimento de um inquérito desta natureza tem um valor adicional, pois permitirá obter informação de qualidade a vários níveis para o desenvolvimento dos planos de saúde e, ao mesmo tempo, desenvolver capacidades e conhecimentos técnicos no desenvolvimento de inquéritos de saúde de base populacional, com exame físico.

Todos os custos relacionados com este projeto serão suportados com financiamento do Programa Iniciativas em Saúde Pública do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) 2009-2014.



GaCS

Sem comentários: