quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo apresenta exposição "Visões: O Interior do Olho Humano"

O Museu de Angra do Heroísmo, numa parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra e o Grupo Susiarte, apresenta a exposição "Visões: O Interior do Olho Humano", que já foi exibida no Museu Nacional de História Natural e de Ciência, em Lisboa, e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, entre outras instituições portuguesas e estrangeiras.

A exposição, dividida em dois núcleos, pode ser visitada, de 19 de setembro até janeiro, no Museu de Angra do Heroísmo e, de 18 de setembro a 25 de outubro, no Fórum Terceira, na Praia da Vitória.

Esta mostra inclui fotografias da autoria de Robert van Velze, Rafael Nobre, Fabiana Rodrigues e Carla Santos, que aliam arte e ciência, apresentando casos de sucesso da medicina e da oftalmologia portuguesas.

O cirurgião António Travassos, pioneiro mundial no uso do vídeo tridimensional (3D) em cirurgias oculares e reconhecido como um dos melhores cirurgiões oculares do mundo, estará presente sábado, 19 de setembro, no Museu de Angra do Heroísmo, na inauguração da exposição.

Na ocasião, apresentará uma comunicação intitulada "Do avatar ao bloco operatório", durante a qual explicará como a tecnologia 3D otimiza a cognição espacial, revelando-se uma ajuda preciosa na área da oftalmologia por garantir o sucesso em operações altamente delicadas.

O núcleo expositivo que estará patente no Fórum Terceira inclui uma réplica tridimensional de um olho humano, cuja inauguração contará com a presença de Robert van Velze, que abordará o processo de captação de imagens no interior do olho.

No Museu de Angra do Heroísmo, enquanto a exposição estiver patente, o Serviço Educativo realizará visitas orientadas destinadas a estabelecimentos de ensino e outras instituições de natureza pedagógica, promovendo ações de dinamização adequadas aos diferentes públicos.

Estas atividades são de frequência gratuita, mas dependem de agendamento prévio, que deve ser feito através do endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: