segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na conferência de imprensa sobre o Programa Estagiar:

“O apoio à integração dos jovens no mercado de trabalho e a fixação dos nossos jovens na Região constituem dois pilares fundamentais na estratégia de desenvolvimento definida pelo Governo dos Açores.

Para a concretização destes objetivos, o Governo dos Açores criou o Programa Estagiar, que pretende assegurar uma transição eficaz dos jovens e contribuir para a sua inserção no mercado de trabalho.

Neste contexto, gostaria de anunciar que o Governo dos Açores aprovou candidaturas que permitirão que, a partir da próxima quinta-feira, dia 1 de outubro, mais 901 jovens Açorianos iniciem a sua atividade profissional e transitem para a vida ativa devidamente enquadrados no mercado de trabalho.

 A partir da próxima quinta-feira, os Açores passarão a ter mais 378 jovens recém-diplomados no ensino superior ou em pós-graduação a exercerem a sua atividade profissional e mais 523 jovens titulares de um curso profissional a começarem a trabalhar em empresas e instituições regionais.

O Governo dos Açores encara estes números com a satisfação própria de quem vê demonstrado, sem margem para dúvidas, o êxito de uma medida que conta com elevada adesão.

De facto, não só os jovens Açorianos mostram aproveitar os apoios disponibilizados através do Programa Estagiar – que constitui uma primeira experiência no mundo do trabalho – como os nossos empresários também demonstram uma assinalável recetividade, acolhendo esses jovens nas suas empresas.

Aliás, a recetividade evidenciada pelas nossas empresas tem tido um reflexo muito positivo na empregabilidade dos jovens estagiários, como se comprova pelos 63,1 por cento dos estagiários que foram contratados até seis meses após conclusão do estágio, dos quais 43,1 por cento foram contratados imediatamente a seguir à conclusão dos seus estágios.

Trata-se de mais um indicador que justifica a aposta continuada do Governo dos Açores no Estagiar, um programa que faz da Região um exemplo na proteção dos jovens na sua transição para o mercado de trabalho.

Não há, no país, outro programa de estágio que atribua aos jovens licenciados durante o estágio uma comparticipação financeira num valor tão justo, e que é de 720 euros.

Para apoiar a integração no mercado de trabalho de mais estes 901 jovens Açorianos e assim contribuir para que se fixem nos Açores, o Governo irá disponibilizar 9,1 milhões de euros durante concretização destes novos estágios que agora se irão iniciar.

Na convicção de que o Estagiar constituiu um vetor determinante para a inserção de jovens qualificados no mercado de trabalho e uma mais-valia assente no sucesso dos resultados, o Governo dos Açores introduziu alterações que visam uma melhoria contínua do programa.      

Assim, foi alargado o período de estágio, que permite acompanhar durante mais algum tempo os jovens, o que irá contribuir para reforçar a capacidade das empresas e organizações absorverem novos elementos para os seus quadros de pessoal.

Para concretizar esse objetivo, o Estagiar L passou, assim, a ter uma duração máxima de dois anos em todas as ilhas, à exceção de S. Miguel, onde a duração máxima foi também aumentada para 18 meses.

Já no que respeita ao Estagiar T, a duração máxima prevista foi alargada para 18 meses em todas as ilhas dos Açores.          

Este significativo reforço das políticas de fomento de empregabilidade na Região pretende também se constituir num contributo para o desenvolvimento local em cada uma das ilhas.

O Estagiar, pela adesão que regista por parte dos jovens e pela recetividade que encontra junto dos empresários da Região, complementa e valoriza as políticas de promoção da competitividade das empresas regionais e da empregabilidade dos Açorianos.

Esta constitui a principal prioridade da nossa ação governativa, sendo atualmente investidos na concretização deste objetivo mais de quatro milhões de euros por mês.

Consideramos que cada euro investido nas medidas de fomento da empregabilidade é um euro depositado no futuro da Região.

Para reforçar as condições de empregabilidade dos jovens após concluírem o seu estágio, o Governo dos Açores criou um programa que constitui o corolário da boa execução do Estagiar, e que é, precisamente, o Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T.

O PIIE tem-se assumido, desde a sua criação, como uma poderosa ferramenta que possibilita aos jovens a transição de um estágio profissional para o mercado de trabalho, mediante contratação, com ou sem termo, a tempo completo, atribuindo-se às entidades empregadoras um apoio financeiro que oscila consoante as habilitações académicas dos contratados.

O programa tem atingido grande relevância junto das empresas, quer privadas, quer públicas, e também junto de cooperativas e entidades sem fins lucrativos da Região.

De uma forma geral, o Governo tem registado, com satisfação, que, após o termo dos estágios, tem sido muito elevado o número de contratações, comprovando-se, por um lado, a qualidade académica e profissional dos estagiários, e, por outro, o desejo de as empresas reforçarem os seus quadros com gente nova e qualificada.

Nos dois casos, como é evidente, ganha a economia – com empresas mais competitivas – e ganham os Açores e os Açorianos.

Desde a entrada em vigor do PIIE já foram apoiadas, no âmbito do programa, as contratações de 1.036 jovens após conclusão do estágio profissional, resultado que estimula o Governo a prosseguir no caminho traçado no que respeita às políticas de fomento da empregabilidade, que o mesmo é dizer de apoio às nossas empresas e às pessoas, neste caso as mais jovens.

O Governo dos Açores quer ajudar as empresas a qualificarem-se para melhor competirem e para maior sucesso alcançarem.

E quer, também, os jovens Açorianos ao seu lado, aproveitando plenamente as medidas de apoio que lhes são dirigidas no início das suas vidas profissionais e, com isso, contribuindo desde a primeira hora – com a sua energia e a sua criatividade – para o desenvolvimento da Região.

Contamos com eles para esse desígnio de tornarmos os Açores melhores".

Anexos:
2015.09.28-VPGR-ProgramaESTAGIAR.mp3


GaCS

Sem comentários: