quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo associa-se às celebrações da Jornadas Europeias do Património

O Museu de Angra do Heroísmo associa-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património de 2015 promovendo a 3.ª edição da rubrica Museu Adentro, que elege como objeto de atenção e análise uma carroça distribuidora de tabaco pertencente à antiga Fábrica de Tabaco Estrela.
                      
A inauguração desta mostra, que estará patente até 31 de janeiro de 2016, no IV momento da exposição 'Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico', será complementada por uma comunicação de Francisco Maduro-Dias, intitulada 'A simplicidade do saber', que terá lugar sábado, 26 de setembro, pelas 15h00.

O conferencista propõe um olhar atento sobre aquele veículo de tração animal, pertencente à coleção de Transportes do Museu de Angra do Heroísmo, que  representa uma mistura de tradição, inventiva e conhecimento técnico, ligando pormenores de equipamento e necessidade de resposta a um clima delicado, como é o dos Açores, numa época em que a indústria tabaqueira florescia.

Com a iniciativa Museu Adentro, o Museu de Angra do Heroísmo pretende continuar a chamar a comunidade em se insere, facultando-lhe informação no âmbito da história, da arte, da religião e também da ciência e da tecnologia, mediante a exposição e o comentário de peças oriundas do seu acervo ou facultadas por entidades externas.

Este evento decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património.

Em Portugal, a coordenação das Jornadas cabe à Direção-Geral do Património Cultural.

O tema proposto para 2015 - Património Industrial e Técnico - remete-nos para um vasto conjunto do nosso património permanentemente presente no quotidiano, que funciona como um testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: